Uma prisão perpétua


Publiquei um artigo a poucos dias que falava sobre as ovelhas que "gostam" de ser carregadas. Isto me fez refletir no posicionamento contrário a questão.
Será que os Pastores GOSTAM de ter suas ovelhas agarradas assim?
Creio que a resposta óbvia seria NÃO.
Se não gostam, porque não as ensinam a serem independentes?
Mas o que seria este "ser independente", irmão Marcus?
Estou despertando para uma questão complexa e avassaladora. Na qual, de um lado esta a PALAVRA DE DEUS do outro estão AS IGREJAS.
Vivi por toda uma vida sempre perto do evangelho, porém sem nunca entendê-lo e muito menos ter quem o explicasse em sua essência. Conhecia regras, ritos, hábitos e tradições; mas... e a vontade de Deus para nossas vidas?
Hoje, vejo que as regras bíblicas são simples demais (ainda que complexas) porém que a IGREJA com suas próprias REGRAS, RITOS, HÁBITOS E TRADIÇÕES procura suplantar tudo aquilo que Deus nos deixou, tudo aquilo que Cristo nos ensinou. Suplantar e aprimorar.
Aprimorar Deus? Teriam eles esta AUTORIZAÇÃO?
Se a tem... quem deu?
Exemplo: Deus lhe deu o LIVRE ARBÍTRIO ou seja, não existe na Bíblia nada que te proíba consumir bebida alcóolica (por exemplo). Certo... não me é proibido beber, MAS EU NÃO BEBO PORQUE ENTENDO COMO CRISTÃO QUE É ALGO QUE NÃO É CERTO, POIS MEU CORPO É TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS.
É meu entendimento.
Mas a regra da igreja proibi.
Será que ela proibi, porque de uma certa forma é mais fácil proibir do que ENSINAR O ENTENDIMENTO VERDADEIRO DA PALAVRA e com isso CRIAR UMA DEPENDÊNCIA?
E quantas outras coisas não são ensinadas corretamente?
Mantendo-se assim o ser humano PRESO a uma PRISÃO PERPÉTUA INVISÍVEL, de REGRAS, DOUTRINAS e RITOS que NÃO POSSUEM FUNDAMENTO BÍBLICO mas sim são fundamentadas em entendimentos ou decisões que fulano de tal ou cicrano tiveram em certo momento da história.
Ai meu bisavô tomou como verdade, passou pra vovô, que passou pra papai, que passou pra mim... e por ai vai.
Curioso que a confusão é tanta que certa ocasião na EBD da minha igreja, a conversa sobre Dons Espírituais (o Top Pentecostal que já supera amor, perdão e tudo mais) foi justificado por uma irmã, que para tal usou a Bíblia
(I Corintios 14:1) - SEGUI o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
"-Paulo manda procurar os dons espirituais." Justificou a irmã.
Interessante é que no mesmo capítulo no versículo 34 Paulo manda as mulheres ficarem CALADAS na igreja.
(I Corintios 14:34) - As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
Machista eu? Jamais... brigue com a Bíblia. Mas de certo, o versículo 1 esta correto, e o 34 foi algo "dito a igreja em romanos" seria a tese.
Mas o 34 foi e o 1 não? O 34 foi pra igreja em romanos e o 1 foi pra gente agora... Pra Igreja no Brasil.
Fortíssima interpretação, forte e inteligente (eu daria risadas se não fosse trágico).
De minha parte eu LEIO, ESTUDO e busco orientação de Deus.
Imagine viver grande parte de sua vida lutando pela salvação da sua alma e no fim descobrir que fez tudo errado.
Porque? porque me ENSINARAM ERRADO!
Mas temos Bíblia, temos acesso a palavra, temos acesso direto a Deus através de Cristo, porque então erramos?
Por preguiça (em não ler e estudar), por medo (de aprender algo que vá de encontro com nossas convicções) por covardia (por não enfrentar os dogmas religiosos que imperam no meio da sociedade) ou pela pura e simples acomodação, o famoso "deixa como está".
-
" - NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO." Ensina a Bíblia.
-
A hora é de buscar a face do Senhor com muito jejum e oração, crescer na graça, pois no conhecimento eu venho crescendo, e o conhecimento tem me mostrado coisas que estão me assustando... e as maiores delas estão dentro da própria igreja.

(Eclesiastes 1:18) - Porque na MUITA SABEDORIA há muito ENFADO; e o que AUMENTA EM SABEDORIA, AUMENTA EM DOR.

É uma das maiores verdades que li e aprendi nos últimos dias.

20 de Setembro 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário