Entendendo a Palavra


Já ouviu falar de INIQUIDADE?

-
Segundo nosso dicionário esta palavra esta ligada a tudo que é mal, perverso e contrário ao que Deus deseja que o ser humano tenha como comportamento. A convivência com a INIQUIDADE pode tornar você um ser INÍQUO.
Em se tratando de Cristãos, nesta semana lembrei-me de um fato interessante ocorrido em minha vida.

A cerca de 03 anos (aproximadamente) atrás, comprei (parcelado) um Gol ano 96 de um amigo lá do meu trabalho. Para que você entenda todos os fatores é importante afirmar que no que tange a princípios religiosos, este meu amigo é freqüentador da umbanda e do candomblé. Sendo mais específico (e sem saber se a expressão é correta) ele é um PAI DE SANTO.

Bom... acontece que naquela época eu encontrava-me retornando para os braços da Igreja (DA IGREJA, veja bem) e como estava procurando aprender de verdade os ensinamentos de Cristo, fui pego em uma situação interessante. Ao fazer meus cálculos financeiros, me dei conta que não teria dinheiro para cumprir meu compromisso com ele por uns dois meses. Fiz o que acreditei ser o certo, como Cristão... Tomei uma atitude, fui até ele com verdade e sinceridade, chegando a deixá-lo a vontade para aumentar o valor do bem, devido ao atraso. Na ocasião ele sorriu, e me disse que estava tudo bem, ele aguardaria os dois meses sem problemas e que no terceiro mês eu poderia voltar a pagar normalmente sem nenhum acréscimo. No terceiro mês eu não somente paguei a parcela normal, mas também quitei todas a 08 que faltavam de uma só vez. Foi uma benção pra mim.
-
Curiosamente há alguns meses atrás me vi em uma situação também complicada e necessitando adquirir um material de trabalho sem poder financiá-lo. Sim levei 34 anos da minha vida destruindo todo meu patrimônio e minha renda.
Devo COBRAR DE DEUS UMA SOLUÇÃO IMEDIATA? Não... Eu a destruí, e agora vou reconstruí-la seguindo os ENSINAMENTOS DE DEUS. Busquei ajuda na ocasião de um Pastor (então meu "amigo") que de pronto me atendeu. Após 8 parcelas pagas eu tive dificuldades financeiras (para os fariseus deixo claro que sou dizimista na minha igreja, antes que já surja o comentário) e não consegui pagar o nono mês. Não me neguei e muito menos NÃO VOU PAGAR, somente tive esta dificuldade. Ele é obrigado a pagar? Claro que não... Mas ele me ligou (quem atendeu na ocasião foi minha noiva) avisou que estava PAGO, porém, usando a correta expressão "DESCASCOU" em cima de mim devido ao atraso. Não foi muito feliz já que ai ela usou FOGO x FOGO e por fim ele desligou na cara dela, conforme ela me disse.
Agora pergunte-se quem tem compromisso em lhe ajudar, quando você mais precisa?
Quando precisamos e não temos a quem recorrer, apelamos a Deus não é verdade?
E quem você acredita ter aqui na terra esta responsabilidade (de ajudar aos que precisam realmente) deixada por Deus?

Ontem um amigo e irmão, me disse que quando precisa de um socorro financeiro ele recorre a certas pessoas, que sempre lhe atendem, o detalhe é que nenhuma delas é Cristã...
Ou “crente” como gostam de se afirmar.

Observe que uma pessoa de uma “religião” absolutamente CONTRÁRIA a minha, soube entender e soube me ajudar. Ele não saiu no prejuízo, o carro foi totalmente pago, graças a meu bom Deus. Porém alguém (um pastor) da minha própria religião, não é capaz disso. Isso, somado a um caso muito sério que vem ocorrendo bem próximo de mim, me levou a questionamentos.
O que estamos fazendo da OBRA DE CRISTO?
Seria a obra de Cristo, transformar a minha pequena igreja em uma ENORME IGREJA?
Seria a obra de Cristo, COMPRAR EQUIPAMENTOS NOVOS PARA O MINISTÉRIO DE LOUVOR?
Comprar uma KOMBI PRA IGREJA?
Aumentar o salário do Pastor?
Comprar um novo terreno pra igreja?
???
Igrejas em obras, prédios crescendo, DÍZIMOS e OFERTAS aumentam, SIM, é uma BENÇÃO!
Mas uma família que freqüenta o “seio” da igreja esta em dificuldades sérias, e quando mais precisaram de ajuda, foi uma pessoa “DO MUNDO” (conforme gostam de dizer) que os ajudou...
Detalhes:
Ele foi OFERECER AJUDA, ninguém foi a ele pedir nada.
Ele não pediu nada em troca.
Isso veio ao meu conhecimento através de quem foi ajudado e não de quem ajudou.
Quem ajudou não fez propaganda nenhuma dessa ajuda.
Então EU VI que hoje (financeiramente) eu não posso ajudar, que alguns irmãos por mais que queiram não podem ajudar... Mas a IGREJA PODE AJUDAR.
Afinal os dízimos e ofertas não são para sustentarem a OBRA.
Mas... DE QUE OBRA NÓS ESTAMOS FALANDO?
É de construir grandes igrejas e comprar novos equipamentos?
Aonde esta escrito isso na Bíblia?
Buscando na Bíblia encontrei no Livro de Deuteronômio (Cap 14 a partir do Ver. 22) aquilo que seria a INSTITUIÇÃO DO DÍZIMO.
Vi fatos curiosos, como por exemplo:
Ítem 01 - Deus manda que sejam separados os dízimos, mas ordena que ELES SEJAM CONSUMIDOS NA PRESENÇA DELE MESMO (conforme descrito no ver. 23). Ou seja eu os “ofereço” a Deus, mas Deus quer que nós mesmos os consumamos.
Ítem 02 – Que os Levitas (Tribo de Levi) NÃO SEJAM DESAMPARADOS, pois NÃO TEM PARTE NA HERANÇA DELES (conforme descrito no ver. 23). Ou seja: Por cuidarem EXCLUSIVAMENTE DO TEMPLO E DAS COISAS DE DEUS caberia as demais tribos sustentarem a Tribo de Levi.
E o mais importante:
Ítem 03: NÃO PODERIAM (TAMBÉM) DESAMPARAR O ORFÃO, A VIÚVA e o NECESSITADO.
Não me recordo aonde, mas dia desses li que Deus “ESPERA” que nós (ditos “seus filhos”) cuidemos destas pessoas, a fim de com isso mostrar que ele (Deus) zela por elas.
Ou seja: Ele age através da minha e da sua atitude.
Mas eu e você, nos acomodamos, entregamos nossos dízimos como uma oferenda em troca de não sermos amaldiçoados pelo DEVORADOR pelo MIGRADOR e coisa e tal, com isso nos tornamos INÍQUOS e DETURPAMOS O MAIOR FUNDAMENTO DOS DÍZIMOS E DAS OFERTAS QUE É AJUDAR AQUELES QUE ESTÃO NECESSITADOS.
Eu não faço. A Igreja (evangélica) não faz e por ai vai.
ATENÇÃO: Não absorva que vez ou outra dar uma CESTA BÁSICA é uma ajuda satisfatória, ok. Como diria o apóstolo Paulo, "-Falo como que a ENTENDIDOS."
É hora de despertar irmãos, dar uma cesta básica uma vez ou outra não nos dá respaldo para “tirar o nosso da reta”.
O Cristão TEM QUE SE IMPORTAR POR AMOR e NÃO POR DESENCARGO DE CONSCIÊNCIA.
-
(Tiago 1:27) - A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
-
Nada nos é imposto, somos salvos pela fé em Cristo e se andamos em Cristo naturalmente nos importamos com tudo aquilo que importou para ele. Se fizermos, devemos fazer por amor. Se ofertarmos, devemos fazer por amor. Se dizimamos devemos COBRAR (a palavra é esta mesma) a responsabilidade da igreja em cumprir os COMPROMISSOS que a Bíblia impõe a aqueles que o recebem.
Porque EU HOJE não posso ajudar financeiramente esta família que precisa, mas a Igreja pode...
Em que obra afinal a dita igreja de Cristo na terra esta investindo?
-
(Mateus 12:7) - Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.
-
Certa ocasião um “Pastor” me disse que: “-Do nosso bolso ao gasofilácio é conosco e Deus, do gasofilácio em diante é com o Pastor e Deus.”

ERRADOOOOOOOOO!!!!

Ouvi também um irmão dizer: “-Consagrei meu dízimo e entreguei, a partir daí não é mais comigo.”

ERRADOOOOOOOOO!!!!

É a política do PASSAR A BOLA ou se EXIMIR DA RESPONSABILIDADE, sim irmão pois a OFERTA É MINHA, E SE COM A MINHA OFERTA NÃO SE FAZ AQUILO QUE DEUS DETERMINA ESTA ERRADO, É ERRO, POIS CADA UM DE NÓS DARÁ CONTA DE SI MESMO POR AÇÕES COMETIDAS.

Você acredita que servirá como “desculpa” dizer: “-Senhor eu dizimei e ofertei, se seus mandamentos não foram cumpridos, não é culpa minha, é do pastor e do tesoureiro da igreja!”

Acha mesmo que vai colar, esta "desculpa"?

Jesus fez CADA UM DE NÓS SACERDOTES PERANTE DEUS, e assim RESPONSÁVEIS POR NOSSAS ATITUDES.

(Apocalipse 1:5-6)
- E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
- E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.

Estarei brevemente disponibilizando um estudo fundamentado na palavra sobre DÍZIMOS e OFERTAS. Então você entenderá o que é verdadeiramente a OBRA DE DEUS.

Não habitue-se a INIQUIDADE.

28 de setembro de 2010

2 comentários:

  1. muito boas suas colocaçoes. Estamos próximos com relaçao aquilo que realmente uma nova criatura deve fazer.

    Um dia, num domingo na igreja AD que eu congregava no Paraná, em Paranaguá, ajudávamos na construçao de 2 salas para escola dominical. Doamos o dinheiro e também doamos a nossa mao de obra, o nosso tempo. Paramos para um café, aproveitei e disse ao pastor que estava junto conosco: Pr, estamos como o rico crente da párabola do rico e Lázaro, isto é, destru;imos um celeiro (a igreja), construímos outra maior para colocarmos o nosso trigo (os crentes de domingo) e iremos ouvir uma coisa de Deus:

    LOUCO, ESSA NOITE TE PEDIRAO A ALMA E O QUE VC ESTÁ FAZENDO, PRA QUEM SERÁ?

    Todos me olharam espantados.. é isso meu amigo.

    ResponderExcluir