Respiração


ASSISTA AO VÍDEO E DEPOIS LEIA O TEXTO.

Para o abençoado: Armando Paltrinieri Júnior (espero ter acertado o seu nome completo meu amigo - rsrs)

Assisti ao vídeo no mesmo dia que me enviou, mas admito que precisei de um tempo para respondê-lo.
Não simplesmente pelo fato do conjunto da obra (apesar de dublado) som, música e texto serem perfeitos e sim pelo fato de que o Sr. Rob Bell não somente confirmou algumas coisas que por pura interpretação eu já havia discernido, mas acrescentou novos e fantásticos entendimentos.
Luto contra a ignorância Cristã da mesma forma que vejo você lutar, e nas nossas conversas creio que já comentamos o fato de entendermos que Deus não é como acham a maioria dos “crentes”, uma exclusividade dos ditos “convertidos”. Deus esta em tudo e em todos, indiferente a questão social ou até mesmo ao fato desta pessoa crer nele ou não. No livro de Salmos 139:8 é dito que não importa que seja no céu ou no inferno, mas sei que “ali tu estarás”. É a ONIPRESENÇA de Deus.
O conceito apresentado por Rob Bell é fascinante porque além de ser completamente plausível acrescentou muito ao meu entendimento.
Já me questionei sobre algo aparentemente desnecessário: “- Os deuses gregos e romanos tinham cada um o seu nome e porque nos referimos ao nosso Deus simplesmente como DEUS?”
De certo que a maioria dos “crentes” não se importa com questões deste gênero, mas para mim é justamente o entendimento destes tão pequenos “detalhes”, a compreensão de questões que em sua maioria são completamente ignoradas pelos Cristãos atuais que escolhem viver apenas o lado mágico e egoísta da fé, que na verdade farão a diferença entre os CHAMADOS e os ESCOLHIDOS.
Estudar, entender o significado das palavras e suas origens. O cristão moderno toma por verdade absoluta situações que não lhe dizem respeito ou palavras que nem mesmo sabe a origem ou o significado. É ter a direção de Deus (a sua palavra) nas mãos, e escolher a cegueira do caminho confuso.
Rob Bell deu um verdadeiro show na busca por esta compreensão.
Imagine bem o poder do entendimento deste texto que você me enviou. Não há um nome aplicável a Deus em nossa língua, mas se a sonorização do tetragrama hebraico YHWH representa o “nome próprio” de Deus e tem completa similaridade com nossa própria respiração, reflita sobre as possibilidades...
-
(Deuteronômio 5:11) - Não tomarás O NOME DO SENHOR TEU DEUS EM VÃO; porque O SENHOR NÃO TERÁ POR INOCENTE AO QUE TOMAR O SEU NOME EM VÃO.
-
Significaria que o próprio ato de respirar, QUANDO NÃO NOS ENCONTRAMOS VERDADEIRAMENTE NA PRESENÇA DE DEUS seria uma ofensa ao Senhor.
Entende o conceito de a salvação ser um FAVOR IMERECIDO?
Pronunciamos “o nome” de Deus a todo instante e nem mesmo nos damos conta disso, ofendemos Deus com a nossa respiração, não damos valor ao presente da vida e não reconhecemos a oferta da vida eterna.
Na verdade estamos aprendendo e praticando o egoísmo e os apegos a carne.
Somei este texto a algo que discerni já há muito tempo nas minhas reflexões, sobre vida e morte.
Temos ciência de acordo com a Bíblia que homens como Adão, Noé e alguns outros viveram algo em torno dos novecentos anos, porém foi algo que Deus teve o cuidado de regrar (Gênesis 6:3) talvez devido justamente ao fato do homem supervalorizar a carne ao invés do espírito. Então certo dia ao observar um determinado animal “bebendo” água, algo muito interessante me chamou a atenção. Observei que um jabuti, ao colocarem água para ele, mergulhou sua cabeça no pote e permaneceu assim, visivelmente consumindo a água, porém sem tirar a cabeça de dentro dela. Como seria possível? Não seria necessário o fôlego para continuar o processo? E ali eu fiquei por longos minutos observando a ação daquele animal e logo me veio a mente que tais animais vivem longos anos, sendo o recordista na categoria a tartaruga da ilhas galápagos que vive por mais de 150 anos. Elas vivem muito porque respiram pouco, exatamente da forma descrita no texto de Rob Bell de forma pausada, tranqüila e correta.
Já observou que produtos guardados a vácuo duram muito mais tempo?
Vácuo é a total ausência do ar.
Entendi que aquilo que nos dá a vida é também aquilo que nos conduz a morte, ou seja, o simples ato de respirar me enche de vida, mas também leva meu corpo ao seu derradeiro fim. Não se pode viver sem respirar e respirar nos faz deixar de viver. O poder de Deus manifesto na nossa existência, sem que a maior parte dos seres humanos tenha sequer a compreensão disso.
Estudar, aprender e praticar a verdadeira fé em Cristo.
Conhecer este texto foi um presente meu amigo e agradeço a Deus pelo texto e por sua vida.
E que o homem aprenda que sua própria respiração deve ser um ato de adoração a Deus.
-
Que Deus sempre abençoe a sua vida com todo entendimento necessário para que você e sua casa sempre vivam a verdadeira salvação em Cristo Jesus.

Marcus VP Moreira
13:30 - 29 de janeiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário