Máscaras religiosas

Levei alguns dias sem postar nenhum artigo, mas os irmãos hão de considerar, afinal, o texto de Rob Bell publicado no artigo anterior é algo digno de ser lido, avaliado e estudado sem pressa e sem a correria natural do ser humano. Por isso decidi deixá-lo em evidência por mais alguns dias.
Aliás a correria humana nos priva de muitas coisas. Dia desses conversando com uma irmã abençoada pela internet, após falar várias questões contidas na palavra mostrando-lhe as referências Bíblicas, fui questionado por ela acerca de algo que me chamou a atenção:
"- Você tem tempo para a sua família?"
Entendi o que ela quis dizer...
Como conciliar a nossa vida corriqueira, trabalho lazer e mais ESTUDAR A PALAVRA?
Mais fácil é o convencional. Vamos a Igreja e o PASTOR (ou apóstolo, reverendo ou seja lá o título) esta pronto a debulhar as escrituras e nos ENTREGAR OS SEUS MISTÉRIOS. Isso nos libera do TRABALHO de estudar a palavra e entender a verdadeira vontade de Jesus Cristo.
Assim como nos primórdios do Cristianismo cabia ao "santo" papa desvendar os segredos contidos nas escrituras, atualmente cabe aos líderes religiosos das milhares de denominações existentes a sagrada missão de nos entregarem as "revelações".
?????
Isso é necessário para alguns com certeza pois gera a dependência.
Tal dependência gera muitas outras coisas e entre elas a inibição da personalidade do indivíduo, ou seja, ao entrar na igreja moderna normalmente as pessoas são bombardeadas com belas frases a moda ANTIGO TESTAMENTO:
"Deus vai te colocar por cabeça e não por cauda."
"Deus esta restituindo todas as suas finanças."
"As muralhas irão cair e você tomará posso de Jericó."
Some estas a outras promessas poderosas do tipo:
"Você tem um CHAMADO de pastor meu irmão (ou minha irmã, conforme a necessidade.)."
"Você é um (ou uma) UNGIDO DO SENHOR meu irmão e NINGUEM PODE TE TOCAR."
Essas e muitas outras palavras criam um bloqueio psicológico na mente dos atuais cristãos, que passam a viver duas realidades em uma vida única. Na igreja são fortes, abençoadas e prósperas. Fora dela são pessoas confusas, complicadas, atormentadas e com problemas em todas as áreas, mas que devem ser mascaradas pois afinal... Quem quer demonstrar que esta "fora de benção"?
A inversão do conceito de "igreja" ministrado por Cristo é explosivo e apavorante, mas o povo se entrega a ele de forma apaixonada, afinal, ela proporciona um alívio sugestivo, com hora e data marcada.
Hoje quando ouço a expressão: "Vamos a igreja adorar ao Senhor." Fico me perguntando sobre a correta aplicação da expressão, haja vista de que no meu entendimento, deveríamos adorar a Deus FORA DA IGREJA e não DENTRO DELA. É verdade, pois afinal a igreja deveria ser para o Cristão como uma escola na qual aprenderíamos dentro dela para praticarmos fora dela. Infelizmente o que ocorre é o contrário e as igrejas tornaram-se clubes particulares (algumas até mais restritas que outras) na qual os "membros" se ajuntam em reuniões periódicas para supostas reuniões de "adoração" a Deus e fora do "templo" praticam os mais diversos atos abomináveis aos ensinamentos de Cristo.
ESTAR NA IGREJA ou SER A IGREJA? Eis a questão...
Descobri que fazer da igreja uma escola na qual se ensinaria a verdade inserida nos evangelhos não é algo rentável para os atuais Líderes Religiosos, assim como não era interessante aos mesmos Líderes Religiosos nos primórdios da Cristandade.

"Fora da igreja não há salvação."
Frase proclamada pelo IV Concílio de Latrão no ano de 1213.
Acredita-se que na verdade tal frase tenha sido proclamada por "São" Cipriano (de Cártago) muitos anos antes do concílio. Posteriormente no entanto acreditou-se que Cipriano errou ao declarar que tal afirmação teria base nas escrituras e sim que há salvação fora da igreja, mas não fora de Jesus Cristo.

ESTAR NA IGREJA ou SER A IGREJA? Eis a DECISÃO A SER TOMADA POR VOCÊ.

Marcus VP Moreira
16:31 - 06 fevereiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário