DÍZIMOS - Vivendo a Lei no TEMPO DA GRAÇA

Quando escrevemos um artigo público, temos que ter a básica intenção de ampliar o campo de entendimento. Explicar DETALHADAMENTE uma questão, pois na verdade não serão todos os leitores que terão acesso direto ao autor do texto e essa ausência pode gerar dúvidas. Por isso se faz necessária uma pesquisa refinada (e por vezes complexa) sobre determinado assunto, PRINCIPALMENTE quando tratamos do PÉ DE COELHO da igreja moderna; a saber: OS DÍZIMOS.
Mexer com os DÍZIMOS é mexer com algo que muita interessa aos líderes religiosos, afinal vivemos em um mundo capitalista e a FÉ perdeu espaço para a CERTEZA. Em Hebreus 11:1 aprendemos que a "Fé é o firme fundamento das coisas QUE SE ESPERAM". Avaliando este conceito por si próprio ele já gera uma consideração. Sendo eu (a exemplo) um funcionário público, não necessito de ter FÉ para receber meu pagamento, haja vista de que no começo do ano eu já sei o calendário TODO de datas e a cada dia 20 eu já sei o valor exato a ser depositado em minha conta. Falamos de CERTEZA ou falamos de fé?
Bom, DÍZIMO hoje é a CERTEZA de dinheiro nos cofres da "igreja". E isso permite pagar, comprar, construir. Alguns Pastores com alta projeção na mídia vão além até da certeza e contraem dívidas de R$2.000.000,00 (Dois milhões de reais) mas depois é só catar na Bíblia o texto conveniente e empurrar isso nas costas do povo; tudo isso É CLARO em nome da OBRA.
A pergunta que sempre faço é: Da obra de quem?
-
Mas o objetivo hoje, aqui e agora neste artigo será tão somente a minha busca de RESUMIR o máximo (dentro do possível ) a questão relacionada ao assunto.
-

DÍZIMOS - VIVENDO A LEI NO TEMPO DA GRAÇA.

Segundo a CARTA PASTORAL DO COLÉGIO EPISCOPAL DA IGREJA METODISTA sobre o DÍZIMO - produzida pela editora Cedro (julho/99), na página 9, último parágrafo EM NEGRITO, encontramos o seguinte texto:
"Fica EVIDENTE que o DÍZIMO, na LEI MOSAICA, é UM DOS diversos preceitos dados por Deus a seu povo."
NA BÍBLIA, o dízimo tem suas referências principais nos cincos primeiros livros, conhecidos por PENTATEUCO ou LIVROS DA LEI.
INSTITUÍDO na Lei em Deuteronômio Cap 12:6, os defensores (ou interessados) tentam desvincular o dízimo da Lei afirmando que Abraão assim o fez muito antes da lei (Gênesis 14:20), na verdade com isso usam de muita astúcia, haja vista que, Abraão (assim como todos) era formado no pecado (Salmos 51:5) e a Lei veio por causa do pecado.
DEUTERONÔMIO conforme a tradução grega (septuaginta) significa CONFORME A LEI e neste livro não só encontramos a INSTAURAÇÃO do dízimo como regra, bem como, aprendemos quais eram as FINALIDADES ou OBJETIVOS do dízimo.
Vamos analisar os textos e avaliá-los conforme a prática moderna para conferirmos se realmente é a VONTADE DE DEUS o foco da busca religiosa.
No livro de Deuteronômio o DÍZIMO teria 03 objetivos bem definidos:
1 - (Deuteronômio 12:7) Alegrar o PRÓPRIO DIZIMISTA que tão simplesmente APRESENTAVA SEU DÍZIMO A DEUS e depois o CONSUMIA para que assim "se alegrassem ele e a sua casa".
2 - (Deuteronômio 14:27) O amparo aos LEVITAS, que dentre as tribos tinha a função única de "cuidar do templo", por isso não plantavam, não criavam e deveriam ser sustentados (através dos dízimos) pelas demais tribos.
3 - (Deuteronômio 14:29) O CUIDADO para com os NECESSITADOS (e neste texto se incluem os levitas) que seriam os órfãos, as viúvas e os estrangeiros que COMERIAM TODOS JUNTOS para que assim todos se alegrassem.
Lembramos sempre que DÍZIMO é a décima parte de qualquer coisa, que DÍZIMA é a décima parte de um valor monetário e que entre o povo de Israel DÍZIMO nunca foi dinheiro e sim alimento.
Os defensores mais uma vez se ergueriam na defesa, afirmando que o que ocorre hoje é uma "adequação", porém os próprios valores seriam confusos pois afinal: Estamos aqui para CUMPRIR o que Deus determina ou ADEQUAR seus ensinamentos conforme a nossa NECESSIDADE?
Bom, uma vez que encontramos BEM DEFINIDO na Bíblia os OBJETIVOS do DÍZIMO vamos comparar seus objetivos com a atual aplicação.
DÍZIMO (hoje) tem como objetivo:
1 - Manter a igreja. Pagar o salário do pastor, por vezes o aluguel da "casa pastoral", as contas das igrejas (ou dos eventuais funcionários), aumentar o templo, construir CATEDRAIS para as igrejas protestantes (quem quer perder para os católicos?), comprar um ar condicionado, equipamento de som, bancos novos, construir congregações e etc.
2 - Manter uma "obra missionária" (????)
Admito que estive na "função" de Pastor auxiliar de uma igreja e posteriormente fiz parte da liderança de uma outra e não tomei conhecimento de nenhuma aplicação além destas, sendo que em ambas o item 2 era "visado" mas até minha saída ainda não havia sido praticado efetivamente.
Compare o que É FEITO com o que ESTA ESCRITO NA BÍBLIA e já comece a refletir a partir dai.
É CONFORME A VONTADE DE DEUS ou CONFORME A NECESSIDADE DO HOMEM?
...
Chegamos no livro de Malaquias. O topo do monte dos adeptos ao dízimo. A JUSTIFICATIVA BÍBLICA. O MANDAMENTO DE DEUS. A CONFIRMAÇÃO.
Lembre-se que em uma ESCALADA ao chegar no topo só nos resta uma alternativa... Descer.
Mas vamos estudar este topo mais um pouco.
Quando realmente você se dedica a LEITURA do livro de Malaquias, ESTUDANDO a palavra que é dita você começará a entender questões interessantes.
1 - O profeta Malaquias se dirige a Israel, PORÉM, na PESSOA (singular) dos SACERDOTES: (Malaquias 1:1 , 1:6 , 2:1 e 2:7- 8) Na verdade (e isso ninguem ensina na igreja moderna) eram os SACERDOTES que conforme o texto "roubavam a Deus" e chegaram a serem feitos INDIGNOS perante ao povo (Malaquias 2:9) e com seu ato também acabavam por "condenar" todo o povo (Malaquias 3:9).
2 - OS SACERDOTES captavam os dízimos e NÃO FAZIAM CONFORME DETERMINAVA A LEI (Malaquias 3:5)
No entanto observamos que na igreja moderna, tal texto é ministrado com paixão, de forma a fazer o povo crer que ELES sim são os que "ROUBAM A DEUS" por não deixarem o dízimo (que virou dinheiro) no cofrinho da igreja.

ATO SEGUINTE

Nasce Jesus Cristo... Estamos no NOVO TESTAMENTO.

ERRADO

A divisão entre o ANTIGO e o NOVO TESTAMENTO a partir do NASCIMENTO DE JESUS é uma diabólica manipulação que vem justamente dar ao povo o que interessa: CONFUSÃO.

Jesus não viveu o novo testamento, ele nasceu e viveu sob o ANTIGO TESTAMENTO (Gálatas 4:4). O NOVO TESTAMENTO inicia-se somente após a sua morte e isso dito por ele próprio (Mateus 26:28). E apesar de muitos JUSTIFICAREM seus atos na afirmação que Jesus não aboliu a lei do antigo testamento, isso vem a ser confirmado pelo próprio Apóstolo Paulo uma de suas cartas escritas aos Coríntios (II Coríntios 3:14) e não há contradição ao que ele diz em (Mateus 5:17) pois nesta passagem Jesus falava d'ele. ELE VEIO PARA CUMPRIR A LEI E LIBERTAR O HOMEM DA MALDIÇÃO (Gálatas 3:13). Extingui-se a Lei (Romanos 10:4) e se estabelece um novo Sacerdócio (Hebreus 7:11-12) onde por meio de Jesus Cristo (o sumo sacerdote) TODOS SÃO FEITOS SACERDOTES DIANTE DE DEUS (I Pedro 2:5) (I Pedro 2:9) (Apocalipse 1:5) (Apocalipse 5:9) (Apocalipse 20:6).
No entanto ENSINAR este conceito é destruir o PODER dos líderes religiosos.
Jesus também mostra aos seus discípulos em (Mateus 17:24-26) que os FILHOS não devem TRIBUTOS aos seus pais. E que tributos são cobrados aos estranhos. Em qual condição você se coloca diante de Deus? Na de "alheio" ou na de filho?
Mais sugestivo ainda é entender que mantendo UM PRECEITO SEQUER QUE SEJA DA LEI, anulamos o sacrifício de Cristo (Romanos 4:14) (Gálatas 3:12) (Gálatas 5:4) (Tiago 2:10) e nos remetemos DE VOLTA a maldição da Lei.

FINALIZANDO

Jesus não manda construir igrejas, templos ou catedrais, ele manda pregar o evangelho (Marcos 16:15). Derruba o templo de pedra e institui outro no coração do homem (Mateus 24:1-2) (Marcos 14:58) (João 14:17) para que cada um como IGREJA VIVA estabeleçam união para com isso alcançar o objetivo almejado por Cristo. Derruba REGRAS e ensina RESPONSABILIDADES. Mas o homem com seu desejo de tomar as rédeas do poder re-costura o véu do templo, ressuscita práticas mortas e ainda estabelece algumas novas, tudo por meio e em nome de uma única e simples palavra... RELIGIOSIDADE.

A RELIGIÃO foi o mais astuto meio que satanás encontrou, para de forma inteligente manter o ser humano afastado de Deus.

Os líderes atuais vivem a conveniência e para tal usam a Lei e a Graça conforme a sua necessidade.
O antigo testamento nos serve de entendimento histórico e estudo de fatos e atitudes de grandes homens diante de Deus; mas NÃO COMO EXEMPLO COMPORTAMENTAL POR MEIO DE REGRAS.
Lei por Lei... Eu chego a achar interessante.
São dizimistas mas não guardam o sábado (é Lei).
São dizimistas mas não apedrejam seus filhos rebeldes (é Lei).
INVENTAM uma diferença entre lei MORAL e CERIMONIAL, sendo que a Bíblia usa as expressões "Lei do Senhor" e "Lei de Moisés" sem fazer distinção nos mesmos casos :
(II Crônicas 34:14) (Esdras 7:6) (Neemias 8:1, 8, 14 e 18) (Neemias 10:29)

Um estudo sobre este assunto (dízimos) poderia gerar 100 páginas de um livro, mas creio ter inserido os textos principais neste artigo. Espero que o leitor tenha a DISPOSIÇÃO de buscá-los em sua Bíblia antes de somente criticar ou renegar.
Admito que é difícil receber tal informação sem ser incomodado por ela, quando você ACREDITA que por meio dela alguma "benção" seja alcançada em sua vida é algo complicado, mas a igreja vem a muitos séculos alimentando o homem com arroz e feijão, sendo assim HOJE comer uma FEIJOADA... Um alimento forte, de certo é algo que causará rejeição, mas oro a Deus que abra seus olhos e que busque NA PALAVRA e em oração o entendimento correto.

(João 8:36) - Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

(I Corintios 7:23) - Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.

Tome posse da verdadeira liberdade gerada em Cristo. A obra de Deus é feita com dedicação e nesta dedicação certamente lhe será dada oportunidade de investir seu dinheiro, seu amor, seu tempo e tudo sem regra e sem medida.
A igreja moderna PREGA A FÉ mas escolhe viver a CERTEZA.

Mas o justo viverá da FÉ (Hebreus 10:38)

-

Em breve (em algumas semanas) estarei publicando um artigo que na verdade será mais um testemunho pessoal acerca desta questão relacionada ao dízimo. E certamente será edificante para alguns e altamente complicado de se explicar para outros.

Que Deus abençoe a todos

Marcus VP Moreira
Das 04 às 07:05 horas da manha escrevendo este texto
em 29 de julho de 2011

Um comentário:

  1. amém.. como vc escreve, meu querido irmão, é difícil, e Jesus falou sobre isso: tomar o vinho novo é difícil pq nós (eu me incluo, pois fui criado na doutrina assembleiana), temos a mente contaminada por essas coisas.
    O que eu faço todo dia é limpar a mente e pedir pra Deus me ensinar através da leitura dos evangelhos. E isso muda a nossa antiga experiencia 'religiosa'.

    Eu digo sempre isso, meu amigo, que eu dou 90% do que eu ganho, e Deus me abençoa, porque é isso que ele pede, e sempre pediu, sermos voluntários no ato de ofertar. Davi fala sobre isso no final de 1 Cronicas, 29.17 que "Deus se agrada da sinceridade, e eu (Davi), voluntariamente ofertei todas essas coisas. Davi doou milhões de dólares para a construção do templo.
    A oferta, é sobre isso que Paulo fala. O dízimo é algo que o servo inútil faz, porque o servo inútil gosta de fazer aquilo que mandam ele fazer.

    Fica com Deus, meu querido

    ResponderExcluir