Gêmeos Mórbida Semelhança

O título utilizado é uma lembrança que me veio a mente sobre um filme que apesar d'eu não ter assistido, aplica-se bem ao conteúdo deste artigo.

Jesus quando esteve neste mundo não se preocupou em criticar os gentios, os pagãos e nem mesmo sufocava as pessoas apontando seus erros. Ele nunca impôs nada, mas sempre expôs a palavra de Deus não apontando o erro, mas indicando o caminho para o acerto.

Tendo eu escolhido a linha conhecida por PROTESTANTE, me dou o direito de fazer exatamente conforme Cristo o fez em uma outra época e me indignar HOJE com os erros cometidos por estes que se denominam, crentes, evangélicos... protestantes de um modo geral.
Mas no sentido de publicar um estudo crítico eu vou tratar de duas RELIGIÕES que por meio de seus "membros" em muito se digladiam, porém primam mais pelas semelhanças entre elas do que pelas diferenças. Vamos falar sobre os parentes próximos; o CATOLICISMO e o PROTESTANTISMO.

CATOLICISMO - Segundo os próprios católicos o conceito já teria surgido entre os próprios apóstolos para assim definir a igreja, no entanto, historicamente falando apenas no Concílio de Nicéia (325 d.C.) o então "bispo" de Roma foi considerado o primeiro entre os "patriarcas", mas isso apenas segundo a linha do catolicismo que entende que Pedro foi o primeiro PAPA, sendo então o Bispo de Roma consequentemente o "sucessor" de Pedro.

A grande DIVISÃO da igreja católica ocorreu no século XVI com a REFORMA PROTESTANTE.

PROTESTANTISMO - Iniciou-se no século XV mas ganhou força no século XVI quando seguidores de Lutero fundaram "igrejas evangélicas" na Alemanha e na Escandinávia

Uma vez que assimilamos neste resumo rápido onde começou cada uma delas; de imediato pode-se perceber que a RELIGIÃO protestante nada mais é do que uma dissidência do catolicismo, porém mesmo sendo uma divisão manteve por herança ritos e tradições principais.
Irmãos gêmeos com roupas diferentes, podemos dizer assim.
Não concorda?
Então vamos Avaliar juntos estas "semelhanças"

Temos na igreja católica o BATISMO NAS ÁGUAS, ainda que nela ocorra POR ASPERSÃO, que apesar de ser contrariado por algumas linhas protestantes é também adotada pelos LUTERANOS, ANGLICANOS, PRESBITERIANOS, CONGREGACIONALISTAS e METODISTAS que pertencem a linha protestante. Por IMERSÃO é o "estilo" de batismo adotado pelos BATISTAS, ADVENTISTAS e PENTECOSTAIS (em sua totalidade) é também utilizada pelos MÓRMONS e TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. Em comum, seja por aspersão ou imersão, temos o batismo nas águas.

Temos A CEIA, conhecida como a "SANTA" CEIA entre as igrejas protestantes e "comemorada" na prática (quase sempre) todo primeiro domingo do mês. No catolicismo é praticada em todas as missas com o nome de "COMUNHÃO" ou "EUCARISTÍA". Em ambas as linhas religiosas o conceito é o mesmo, por tradição "lembrar" da morte e ressurreição de Cristo e/ou "participar do corpo de Cristo.

Nos DÍZIMOS encontramos uma controvérsia. Amplamente difundida e estimulada entre as igrejas protestantes (principalmente no grupo denominado PENTECOSTAL), NÃO É PRATICADA por linhas como os Luteranos, Testemunhas de Jeová e no caso de denominações mais antigas também não era praticada pelos Anabatistas. Em 1969 a CNBB implanta o dízimo na Igreja Católica, porém em 28 de junho de 2005 o Papa Bento XVI extinguiu o termo dízimo do quinto mandamento da igreja, conforme compêndio do catecismo da igreja católica por ele promulgado.

No tocante as "festas"; as questões podem ser consideradas até mais interessantes. Ambas as linhas religiosas comemoram a PÁSCOA, sem no entanto que a mesma tenha NENHUMA semelhança com a verdadeira páscoa Judaica. Uma vez que já pratica-se CEIA (ou Santa Ceia, ou Eucaristia) e que Biblicamente (segundo os textos) a ocasião da ceia na qual Cristo participou com seus discípulos ERA A CEIA DE PÁSCOA TRADICIONAL JUDAICA (Mateus 16:19 - Marcos 14:16 - Lucas 22:13). A PÁSCOA comemorada pelas religiões refere-se ou comemora o que exatamente?

As festas dedicadas aos Santos "juninos" praticada pelo catolicismo, foram plagiadas (ou adaptadas) por muitas igrejas protestantes nascendo assim as FESTAS NA ROÇA (ou festa jesuína que um irmão teve a infelicidade de conhecer).

Temos também a maior de todas as festas, o NATAL. Que nasceu em 325 d.C. no concílio de Nicéia como uma adaptação a festa pagã que comemorava o nascimento do Deus Sol (Mithra) e é comemorada com a mesma paixão seja pelos católicos ou pelos protestantes. É importante frisar que linhas como os JUDAICO MESSIÂNICOS não praticam esta comemoração devido a certeza de que Jesus não nasceu em 25 de dezembro. No geral; comemora-se uma das maiores mentiras mundiais.

Quanto a IDOLATRIA as imagens, que poderia ser o maior ponto diferencial entre as religiões; o mesmo ofusca-se pois entre os protestantes existem nos dias atuais uma intensa IDOLATRIA a cantores evangélicos. pastores de renome, profetas, a campanhas, a correntes e a mais uma dezena de outras questões.
Não importando o OBJETO DE ADORAÇÃO a de se compreender que idolatria é dar a um objeto, pessoa ou situação uma IMPORTÂNCIA superior a devida.

Muda-se algo aqui, adapta-se algo ali. Mas no fundo como foi dito no início deste artigo; são IRMÃOS IDÊNTICOS COM ROUPAS DIFERENTES.

É hora de buscar e entender qual é a VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO.

Marcus VPM
19:45 - 08 jul 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário