Sobre o DIVÓRCIO

As estatísticas de divórcio são assustadoras. Elas refletem falta de respeito, na sociedade moderna, pela vontade de Deus. A prevalência do divórcio entre as pessoas chamadas por Deus é ainda mais alarmante. Lembramo-nos tristemente que muitos que dizem servir a Deus não odeiam o que ele ardentemente detesta (Malaquias 2:16; Apocalipse 2:6).

Obs.: O Nicolaísmo (Apocalipse 2:6) é uma HERESIA CRISTA. A característica mais marcante e justamente a sua posição em relação ao casamento, segundo alguns autores eles defendiam a POLIGAMIA.

APESAR DOS ESFORÇOS HUMANOS PARA ESQUIVAR DA VONTADE DE DEUS, podemos entender e seguir seu ensinamento sobre casamento, divórcio e novo casamento. Considere estes fatos fundamentais:

1 - Deus fez o casamento para durar uma vida inteira. A vontade básica de Deus a respeito do casamento permanece inalterada desde o Éden. Jesus baseou seu ensinamento no princípio revelado em Gênesis 2:24 (Mateus 19:3-9 / Marcos 10:6-9). Paulo usou o mesmo princípio, claramente entendido em Romanos 7:2-3. Uma vez que o casamento dura somente até a morte, as pessoas que enviúvam ficam livres para se casarem novamente (veja 1 Coríntios 7:39; 1 Timóteo 5:14).

2 - O divórcio sempre envolve pecado. Em termos gerais, Deus proíbe o divórcio (1 Coríntios 7:10-11). Mesmo nos casos em que ele permite o divórcio e novo casamento (a ser examinado em breve), uma das pessoas pecou contra Deus e o companheiro. Onde o adultério não está envolvido, a decisão de divorciar é um ato de rebelião contra o Senhor. Aos olhos de Deus, não há tal coisa como divórcio "sem culpa."

-

(I Corintios 7:10) - Todavia, aos casados mando, NÃO EU MAS O SENHOR, QUE A MULHER NÃO SE APARTE DO MARIDO. (11) - SE, PORÉM, SE APARTAR, QUE FIQUE SEM CASAR, OU QUE SE RECONCILIE COM O MARIDO; E QUE O MARIDO NÃO DEIXE A MULHER.

(I João 2:1) - MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, SE ALGUÉM PECAR, TEMOS UM ADVOGADO PARA COM O PAI, JESUS CRISTO, o justo. (2) - E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

-

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Pecado é errado em 1 João 2:1-2 e a separação é errada em 1 Coríntios 7:10-11.

-

Finalizando:

Podemos considerar as leis de Deus sobre o casamento rígidas e inflexíveis. Para muitas pessoas, elas apresentam um teste de submissão mais difícil do que a ordem de Jesus a um jovem rico para vender tudo o que ele tinha e dar aos pobres. Seja qual for o sofrimento que sua vontade possa exigir, podemos suportá-lo por nossa confiança na eterna bem-aventurança. (Hebreus 12:1-2). Jamais tiremos nossos olhos da meta.

(Mateus 19:12) – (...) QUEM PODE RECEBER ISTO, RECEBA-O.


Marcus VP Moreira

20:49 - 15 jul 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário