Que venha o carnaval...

Alguns ativos na internet escolhem a crítica direta a pessoas e denominações específicas, eu no entanto gosto de manter o alvo nas PRÁTICAS que vejo serem costumeiras nas "congregações" atuais e que quase em sua totalidade são contrárias ao que Deus realmente deseja para seus servos.
Estamos diante de uma destas práticas em meio ao povo evangélico a TRADIÇÃO do RETIRO DE CARNAVAL.
A palavra CARNAVAL vem da união de outras duas palavras "carnis" e "vallis" (carnis vallis), sendo que "carnis" do grego significa CARNE e "vallis" significa PRAZERES.
Em resumo: CARNIS VALLIS é igual a CARNAVAL que corresponde a PRAZERES DA CARNE.

Abre "PARÊNTESES"
Ciente deste significado vou fazer um comentário a respeito um evento que vi anunciado na internet a pouco tempo, intitulado CARNAVAL GOSPEL. (????)
Gospel também é a junção de duas palavras GOD+SPELL que uma vez unidas significam "EVANGELHO" "BOAS NOVAS".
Mas ai você junta CARNAVAL + GOSPEL e temos a FESTA DA CARNE EVANGÉLICA.

(João 3:6) - O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Como disse nosso amado amigo e irmão Josué lá da Ilha do Governador (RJ).
"- É impressionante como as pessoas pegam as coisas erradas acrescentam o GOSPEL e acreditam transformar em algo de Deus."
Fecha "PARÊNTESES"

Sendo o CARNAVAL a mais ativa e declarada "festa carnal" dos nossos tempos me pergunto o porque de justamente nesta ocasião os "crentes" SAIREM DE CENA.

(Mateus 9:12) - Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.

Temos a maior aglomeração de DOENTES justamente neste período, mas... Onde estão aqueles que representam o médico?
Creio que elaborar um RETIRO que tenha o objetivo de aumentar o conhecimento e fortalecer a verdadeira comunhão entre os irmãos e o Espírito Santo é necessário e conveniente. MAS PORQUE JUSTAMENTE NESTA ÉPOCA?
Lembremos de tudo aquilo que Jesus nos ensinou durante sua vida e que nos deixou por direção através de sua palavra revelada na Bíblia. Esclarecendo que a palavra Bíblica somente é "revelada" aos que buscam ouvir com o coração e não para somar algo aos seus próprios interesses.
Tem um bocado de gente por ai fazendo o que quer e colocando na conta do Espírito Santo de Deus, mas isso é tema para outro artigo.
Então vamos recordar o que nos ensina Jesus, vamos lembrar da palavra... Vamos lembrar de SAMARIA.
Samaria na verdade é o nome histórico de uma região montanhosa no oriente médio localizada no meio do "conflito" que havia nascido na divisão de ISRAEL que gerou JUDEUS e SAMARITANOS. Judeus da época odiavam os samaritanos e vice-e-versa. Porém nesta época surge o homem a mostrar a diferença que deve ser testemunhada por aqueles que verdadeiramente são de Deus, surge JESUS CRISTO.
Saindo da Judéia em direção a Galiléia a narrativa Bíblica nos mostra algo muito interessante no comportamento de Cristo. Historicamente se sabe que os Judeus evitavam a todo custo passar por Samaria devido as divergências entre as regiões. Porém em João 4:4 o texto deixa claro o interesse de Jesus cristo pois: "Era-lhe NECESSÁRIO passar por Samaria".
A NECESSIDADE em fazer a obra, mostrar diferença, levar a Palavra da Verdade e conduzir almas a salvação.
Em um local evitado (em sua maioria) pelos Judeus, aonde todos viam um problema, Jesus buscou ensinar a solução, aonde todos viam uma DIFICULDADE, Jesus viu uma OPORTUNIDADE.
Mas nos dias atuais... Quantos trocariam a tranqüilidade de um "retiro" pela OPORTUNIDADE de levar o ensinamento do médico aos DOENTES envolvidos nesta festa hedionda aos olhos de Deus.
Deixe a ociosidade e a omissão de lado Cristão e busque enxergar as oportunidades que lhe são dispostas. Esta não seria a ocasião da igreja "se retirar" mas sim a OPORTUNIDADE dela se lançar com força no combate.

Que Deus abençoe a todos os que estão na luta e que sua palavra abra os olhos daqueles que fogem do combate.

Marcus VP Moreira
10:56 - 01 mar 20011

Nenhum comentário:

Postar um comentário