Processo Doloroso - Parte II

A NEGAÇÃO

Com o ato de “aceitação” inicia-se então o PROCESSO DE CONVERSÃO. Você não é convertido, porém inicia uma caminhada que vai te conduzir a tal situação. Iniciamos então o processo de “fervura” da água.
Como foi dito na parte I deste artigo, Jesus já nos deixou os ensinamentos que nos levam a realmente estar envolvidos no processo.
-
(Marcos 8:34) - E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, NEGUE-SE A SI MESMO, e TOME A SUA CRUZ, e SIGA-ME.
-
Inicialmente já lhe convido a observar o texto e assimilar que as DUAS PRIMEIRAS ATITUDES CABEM A VOCÊ.
Hoje nas igrejas muitos aprendem (ou entendem) que levantou a mão... TÔ SALVO!
Eu até creio que se o arrependimento e a entrega viessem seguidos da morte imediata, seria exatamente assim. Mas para os que ficam vivos vai à notícia, tem que passar pela FERVURA minha irmã e meu irmão.

1. NEGUE-SE A SI MESMO.

Quem sou eu?
Que tipo de pessoa eu sou?
Como eu trato meus pais, meus filhos?
Como meus vizinhos me vêem?
Se eu estudo, que tipo de aluno eu sou na escola?
Se sou patrão, como é o meu agir para com os empregados?
Se sou empregado, como é meu comportamento em meu local de trabalho?
Sendo casado, qual é meu comportamento diante da minha esposa ou do meu marido?
O entendimento errado logo neste processo inicial de caminhada Cristã pode gerar um mal que manterá a pessoa em um estado permanente de “mornidão” (Apocalipse 3:16) que condenará a pessoa, pois ela viverá o fator DUPLA PERSONALIDADE.
Na igreja, na frente dos irmãos ou do pastor eu sou “crente”, mas fora dela eu sou eu mesmo.
É ESTAR NA IGREJA sem SER A IGREJA como nos ensina Cristo.
E se ser você mesmo fosse o suficiente para a salvação da sua alma, então não haveria a necessidade do sacrifício de Jesus Cristo.
Começa a entender o por quê da CONVERSÃO?
Se converter é mudar, não posso ESTAR convertido se continuo sendo a mesma pessoa, com os mesmos hábitos.
Somos nascidos no pecado e naturalmente destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23) então é hora de descobrirmos quem realmente somos, identificar esta personalidade em nós e assim abdicar completamente dela.
-
(Gálatas 2:20) - Já estou crucificado com Cristo; e VIVO, NÃO MAIS EU, MAS CRISTO VIVE EM MIM; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus (...)
-
É literalmente deixar de viver a vida (carnal) como você sempre a viveu, para viver esta mesma vida assumindo a identidade de Cristo.
Não é adaptar a vida dele a sua, é A SUA A DELE.
É o primeiro PONTO neste processo de conversão e para muitos ele é doloroso demais.
Nosso cérebro é como um computador, que processa e armazena informações.
Pegue então (até este momento) uma vida de erros, de escolhas auto-destruidoras e de uma ausência total de moral e trabalhe nesta mudança.
Isso dói e machuca, mas é importante saber que esta dor é a cicatrização de muitas feridas.
É o “SE RESOLVER” (dito popularmente) que muitos conseguem até mesmo alcançar sem estarem na direção de Jesus. Porém resolvem seus problemas pessoais, mas não alcançam a salvação da alma por meio de Cristo.
Neste primeiro ponto de atitude pessoal, eu irei até mesmo agregar uma frase que li na internet certa vez e que achei muito aplicável.
“Fiel ao homem é o cachorro. Deus é fiel aos seus justos e corretos propósitos”
Liberdade por meio da graça em Jesus Cristo não corresponde a uma permissão para se fazer aquilo que se deseja.
Não existem REGRAS, mas existe um COMPORTAMENTO MORAL a ser seguido por aqueles que buscam viver conforme a vontade de Jesus Cristo.
E Deus requer um elevado padrão de comportamento moral por parte de seus servos.
Vou frisar:
É viver CONFORME A VONTADE DE JESUS CRISTO e não conforme a minha própria vontade (Judas 1:18).
Uma vez entendido e assimilado este primeiro conceito é hora de colocar ele em prática para que assim possamos passar para o segundo.
É POSSÍVEL TRABALHAR OS 03 PONTOS “AO MESMO TEMPO”? Sim.
Porém é estritamente necessário que se entenda o real significado e importância de cada um.

Posso testemunhar que eu mesmo vim caminhando passo – a – passo neste processo. Sozinho (humanamente falando), de uma forma natural e sem nem mesmo ter conhecimento desta proposta por meio de Jesus Cristo que está contida na palavra. Houve em mim uma necessidade de mudança, pois a pessoa que eu “era” somente contribuía para a minha própria destruição. O entendimento destes “pontos” no processo de conversão na verdade só me foi revelado por discernimento, quando durante o primeiro (de negação) em que eu estava involuntariamente, eu me aproximei da palavra, tomei então uma atitude CONSCIÊNTE (não movido por emoção) e me dediquei a buscar a Deus em verdade, por meio de estudo, pratica e oração. O que me conduziu ao segundo ponto e assim me direcionou ao terceiro e último.

Na parte III deste artigo estaremos levando uma análise e reflexões sobre o segundo ponto neste importante PROCESSO DE CONVERSÃO.

Marcus VPM
15:28 - 28 mar 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário