Processo Doloroso - Parte III

(Marcos 8:34) - (...): Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e TOME A SUA CRUZ, e siga-me.
-
Imagine-se em meio a um grupo de 100 pessoas agrupadas e enfileiradas como uma tropa militar, por exemplo.
Em certo momento um comandante, um líder, um chefe ou seja lá qual for a posição desta pessoa, anuncia a esta "tropa" um erro e pergunta pelo responsável.
Você em meio a esta tropa e ciente de ter sido sua a "culpa", ergue a sua mão e anuncia a sua responsabilidade.
Analise esta atitude conforme a palavra de Deus.
Não estaria você se colocando na POSIÇÃO DE ESCOLHIDO EM MEIO AOS CHAMADOS?
Jesus buscou nos ensinar de forma clara que a RESPONSABILIDADE POR NOSSOS ATOS É NOSSA e que nós devemos assumi-la.
Porém ensinamentos errados geram entendimentos errados.
-
(Mateus 11:28-30) - VINDE A MIM, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. - TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO, E APRENDEI DE MIM, QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO; E ENCONTRAREIS DESCANSO PARA AS VOSSAS ALMAS. - Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
-
JUGO (Dicionário) = SITUAÇÃO DE SUBMISSÃO
Muitos aprendem, entendem (ou querem entender) que ao proferir as palavras "eu vos aliviarei" Jesus estava como que dizendo: "Arrume seus problemas e deixe que eu resolvo eles pra você".
Entender isso é até fator normal entre os homens que naturalmente não gostam de assumir a responsabilidade por seus atos.
TOMAR A SUA CRUZ, é entender que devo RECONHECER MEUS ERROS E ASSUMI-LOS. Devemos tomar o jugo de Jesus (submissão diante de Deus) aprender com ele e usar o que aprendemos para não mais errar e inclusive corrigir ou superar erros do passado.
É uma postura de pessoa responsável.
Qual pai ou mãe não se alegraria ao ver um filho tendo tal atitude?
Deus nos ama incondicionalmente, mas se nos habituamos a acreditar que a ausência de nossa responsabilidade é suprida por seu amor, incorremos em um erro grave pois cada vez mais estaremos mergulhando na OCIOSIDADE, na APATIA (indiferença, insensabilidade, inatividade), agindo como crianças sem nenhuma direção, cometendo erro em cima de erro e assim caminhando em direção contrária a Deus, em direção ao pecado.
-
(I Corintios 14:20) - Irmãos, NÃO SEJAIS MENINOS NO ENTENDIMENTO, mas SEDE MENINOS NA MALÍCIA e ADULTOS NO ENTENDIMENTO.
-
Um adulto deve ser responsável não concorda?
Mas o atual cristão quer viver como uma criança por toda a sua vida, agarrado a barra da calça de seu pai, fugindo a sua responsabilidade, e pondo no diabo a conta por suas atitudes erradas.
Se um ser humano NÃO TOMAR A SUA CRUZ e não CRESCER EM RESPONSABILIDADE não há como seguir a Jesus de forma correta.
"Tome a cada dia a sua cruz e SIGA-ME". Este é o ensinamento de Cristo.
Os ensinamentos de Jesus não estão ai pra resolverem os seus problemas. Mas ai estão para que você aprenda a ter domínio próprio e ai sim consiga solucionar suas dificuldades e passar por suas lutas com responsabilidade e com convicção.
TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE (Filipenses 4:13) não denota que o Cristão é um super homem que pode passar por cima de tudo e todos, mas apresenta um Cristão consciente, capaz de superar todas as dificuldades por amor a Jesus Cristo e seus ensinamentos.
Reconheça seus erros. Assuma as suas responsabilidades. Aprenda a pedir perdão as pessoas da mesma forma que sabe pedi-las a Deus.
Estude, aprenda, ouça, CRESÇA.
Pois é exatamente ai que começamos VERDADEIRAMENTE SEGUIR A JESUS. Antes disso apenas enganamos a nos mesmos.
Eu quantos já não estão perdidos neste engano a muitos anos de sua vida?
Deus não criou um boneco e nem um ser que viva em um permanente estado de infantilidade. Deus criou um ser vivo e consciente. Dotado de muitas capacidades e ainda lhe deu o direito de tomar as suas decisões.
Não existe conversão se não houver conhecimento de si mesmo e negação.
Não existe conversão se não houver assunção de responsabilidade.
Se não há conversão não há o seguir a Jesus Cristo corretamente.
Se não há conversão nos seremos chamados. Viveremos como chamados. Morreremos como chamados... E nunca nos definiremos como ESCOLHIDOS.
Você será um ESCOLHIDO diante de Deus, quando erguer a sua cabeça e assumir a responsabilidade por seus atos.
Seja um ESCOLHIDO meu irmão e minha irmã.

Marcus VPM
12:00 - 03 abr 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário