PAGÃOZINHO??? De jeito algum...

Por vícios religiosos ou hábitos antigos, nos limitamos a ver somente aquilo que determinadas linhas doutrinárias querem que vejamos ou vemos somente aquilo que ESCOLHEMOS ver.

A igreja protestante atual nada mais é do que uma DISSIDÊNCIA do catolicismo, e como tal, traz heranças de sua “progenitora” nas suas práticas e entendimentos.

Linhas teológicas crêem (e eu também) que o ser humano é TRICOTÔMICO, ou seja, dotado de CORPO, ALMA e ESPÍRITO. Porém certo Irineu (Bispo de Lião) divulgou a idéia da DICOTOMIA, ou seja, o homem era portador apenas de corpo e alma e APÓS confessar sua fé GANHARIA então o Espírito.

É fácil ver que linhas denominacionais protestantes (principalmente as pentecostais) crêem na mesma idéia, de que ANTES DE CRISTO o Espírito de Deus não habita o corpo do homem.

Tal ideologia no catolicismo criou de forma contraditória a NECESSIDADE de se promover (por exemplo) o batismo em crianças, definindo que sem o ritual do batismo haveria a possibilidade de uma criança (sem o batismo) morrer pagã, assim contrariando COMPLETAMENTE o que

Você tem filhos?

Quando foi comprar aquela primeira roupinha para seu bebê lembra-se do “nome” da roupa?

PAGÃOZINHO, não é assim que chamam esta primeira roupinha de bebê?

Cristo ensina:
(Lucas 18:16) - Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque DOS TAIS É O REINO DE DEUS.

Mas se nascemos pecadores e sem o Espírito de Deus como apregoam os teólogos católicos e os pentecostais (observem o parentesco nos costumes) e Cristo ensina que das crianças é o Reino de Deus, como seria o entendimento correto para a questão?

Nascemos e temos o Espírito conosco, pois se morremos vamos para o reino de Deus (Lucas 18:16) e com o tempo o Espírito sai para depois retornar?

Ou como PAGÃOS (mesmo crianças) teremos acesso ao reino de Deus?

Seria ESTE o entendimento correto?

Creio que por mais incorreto que seja ele é NECESSÁRIA para que linhas doutrinárias TOMEM PARA SI MESMAS a administração do poder de Deus. Isso é uma prática do catolicismo que vem sendo seguida a risca pelas linhas protestantes.

Muitos são ligados a palavra espírito com e maiúsculo ou minúsculo crendo que o que difere “ser de Deus” ou não é uma caixa alta aplicada na palavra. Seria ESTE ENTÃO O CORRETO ENTENDIMENTO, visto que em hebraico a palavra espírito nem sequer existia nos textos originais?

Em hebraico original a palavra espírito é reconhecida pelo mais próximo em português como vento ou “assopro”. Em Gênesis 2:7 Deus ASSOPRA a vida e o homem foi feito ALMA VIVENTE. Neste texto temos CORPO E ALMA VIVENTE, haveria a ausência do Espírito de Deus?

Este homem, no entanto erra diante de Deus e adiante sofre as conseqüências disso, entre elas a que esta descrita em Gênesis 6:3
(Gênesis 6:3) - Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; (...)
Observamos o detalhe que (para aqueles que se prendem) Espírito está com letra maiúscula, definindo-se então ser o ESPÍRITO DE DEUS.
Mas não havia nem Cristo e nem pentecostes em Gênesis então o que fazia junto ao homem o Espírito de Deus?

No livro de Eclesiastes Salomão também nos deixa algo para reflexão:
(Eclesiastes 12:1) - LEMBRA-TE também do teu Criador NOS DIAS DA TUA MOCIDADE, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;
-
(Eclesiastes 12:6) - Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço, (Eclesiastes 12:7) - E O PÓ VOLTE À TERRA, COMO O ERA, E O ESPÍRITO VOLTE A DEUS, QUE O DEU.
PÓ (CARNE) volte a terra e o ESPÍRITO volte a Deus que o deu.
Onde estará a alma?
De que espírito falava Salomão?
Observe que ele convida as pessoas a voltarem-se para Deus antes do final de seus dias, ANTES que o fim chegasse, que a carne voltasse ao pó e o espírito voltasse a Deus.
Mas porque voltar a Deus se ele não deveria estar lá?

Já ouviu aquela voz em sua cabeça que muitos chamam de CONSCIÊNCIA, que lhe convida a fazer as escolhas certas, tomar as decisões corretas e que sempre lhe lembra que isso ou aquilo que por algum motivo você deseja fazer é errado?

Já ouviu esta voz?

Por estudo e prática da palavra eu creio firmemente que nascemos TRICOTÔMICOS e que o espírito que habita em nosso corpo e nos dá esta vida física é o Espírito de Deus. Que por ignorância na herança do pecado escolhemos NÃO DAR OUVIDOS A ELE, ainda que ele se comunique conosco (o que chamamos de consciência). Uma vez que RECONHECEMOS A CRISTO e PASSAMOS ENTÃO A SEGUIR (PRATICAR) ESTES ENSINAMENTOS, o mesmo Espírito (que já habitava em nós) passa a TESTIFICAR esta prática.

Ao morrer... A carne volta ao pó, o Espírito volta a Deus e a alma terá seu destino traçado conforme nossas atitudes em vida carnal.

Talvez até você ainda creia que seu filho nasceu ou nascerá PAGÃO... O meu não. O meu filho pertence a Deus. Talvez ao crescer e por escolha, ele poderá até se distanciar dele, mas o ESPÍRITO SANTO de DEUS estará sempre habitando nele e convidando-o para retornar aos braços do pai por meio de Cristo.

Assim como ele fez comigo.

Que Deus abençoe a todos.

Marcus VP Moreira
11:24 - 05 mar 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário