APROVADO ou somente USADO. Quem é você?

A questão aplicada sobre a condição INSTRUMENTO por vezes (e como muitas outras coisas) nos é apresentada de modo confuso através da RELIGIÃO.
USADO ou APROVADO? Eis a questão...
Com base em textos bíblicos e em muita experiência de vida que adquiri nos meus ainda poucos 40 anos de vida, descobri que TODO APROVADO É USADO, mas que NEM TODO USADO É APROVADO.
Pense agora em um INSTRUMENTO.
A gama de produtos por detrás desta palavra é imensa. Temos instrumentos musicais (os mais conhecidos), temos os cirúrgicos e podemos citar aqui também uma classe de instrumentos também conhecidos por outra definição, as FERRAMENTAS.
Mas vamos juntos refletir sobra cada “classe” de instrumentos.
Os instrumentos MUSICAIS visam nos proporcionar alegria. São no geral bonitos e seu OBJETIVO principal é prover prazer para aqueles que o ouvem. São dedicados completamente aos seres vivos, pois a música proveniente deles (segundo os estudiosos) é capaz até mesmo de ser reconhecida e ser agradável para plantas (por exemplo).
Os instrumentos CIRÚGICOS (como bisturi, afastador, cânula e outros), são instrumentos NORMALMENTE usados com o objetivo de SALVAR ou PROPORCIONAR uma maior sobrevida humana.
Já a outra classe de instrumentos conhecida por FERRAMENTAS, são objetos utilizados para CONSTRUIR ou RECONSTRUIR (reformar) alguma outra, seja ele qual for.
Entre os instrumentos cirúrgicos e as ferramentas existe uma interessante “cumplicidade” (digamos assim), pois em muito se assemelham em objetivo e alguns em particular (como a tesoura, por exemplo) podem ser usados tanto na condição de instrumento cirúrgico como na condição de simples ferramentas. No entanto, os instrumentos musicais têm sua particulariedade mantida e bem definida, o que não permite seu uso para outro fim que não seja aquele específico a sua condição.
Ou você já viu algum médico usar um trombone para abrir um paciente ou um carpinteiro “martelar” uma gaveta com uma flauta?
---
(Mateus 15:8) - ESTE POVO SE APROXIMA DE MIM COM A SUA BOCA E ME HONRA COM OS SEUS LÁBIOS, MAS O SEU CORAÇÃO ESTÁ LONGE DE MIM.
---
Vejo muitas pessoas hoje como INSTRUMENTOS MUSICAIS diante de Cristo. São bonitas, sempre bem vestidas e NA IGREJA buscam de todos os meios agradar a todos DO SEU GRUPO e que estão A SUA VOLTA. Não vou generalizar, até porque sei que muitos ainda estão confusos em suas escolhas e objetivos, mas na MAIORIA das vezes é esta a visão que tenho. O fruto de um instrumento é o som, um instrumento usado em uma igreja (normalmente) não seria usado pra tocar um “ponto de macumba” (nome popular), este fruto, este som, de certo na ocasião em que “tocado”, será ouvido DENTRO da igreja instituída da mesma forma que fora dela. Mas reflita comigo... Quantos “instrumentos” seres vivos musicais tocam tão lindamente dentro da igreja, mas fora dela “desafinam” com a mesma facilidade; Não é verdade?
Agora vamos criar uma separação entre o NECESSÁRIO e AQUILO QUE EU QUERO.
Que tipo de instrumento você quer ser diante de Deus?
---
(Marcos 2:17) - Os sãos não necessitam de médico, MAS, SIM, OS QUE ESTÃO DOENTES (...)
---
DOENTES é a palavra. E se pensamos em doentes neste texto, podemos fazer uma “ligação” com os instrumentos CIRÚRGICOS e até com as FERRAMENTAS, mas não com os belos instrumentos musicais.
É certo que os aficionados poderão pensar:
“- Mas Davi usou a harpa pra afugentar o espírito maligno de Saul.”
Esta seria clássica.
Mas não falamos de antigo e sim de NOVO TESTAMENTO, nova aliança, nova vida COM CRISTO regrada pela palavra de Deus proveniente de sua boca (Hebreus 1:1). E para aqueles que insistem em dizer que Cristo NÃO ABOLIU O ANTIGO TESTAMENTO vai um texto para reflexão:
---
(II Corintios 3:14) - Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje O MESMO VÉU ESTÁ POR LEVANTAR NA LIÇÃO DO VELHO TESTAMENTO, O QUAL FOI POR CRISTO ABOLIDO;
---
Resumindo este ponto... Tocar uma “moda de viola” não irá fazer de você um cristão DIANTE DE DEUS, ainda que possa te fazer diante dos homens.

Cristo não veio para os sãos e sim para os doentes. Cristo não espera que você seja um “representante” dele nesta terra somente dentro das quatro paredes de sua igreja instituída. Cristo quer EXEMPLOS a serem seguidos e provenientes de um exemplo maior que foi ele próprio.
Mas vamos ser sinceros...
Quem gosta de ser “operado”?
Quem gosta de tomar uma “martelada” pra conserto?
Se você entrar em uma igreja com um violão debaixo do braço, todo mundo vai achar bonito. De certo se você entrar com um bisturi, um martelo ou um serrote, quem não correr vai ficar muito assustado.
Assim foi Cristo.
Um instrumento cirúrgico enviado para OPERAR na doença dos seres humanos. Uma FERRAMENTA aplicada em uma correção. Porém, como é de praxe; foi usado quando necessário e DESCARTADO quando conveniente.
Observe o cuidado que um músico tem com seu instrumento, já viu algum médico ter tanto “carinho” assim com uma pinça, por exemplo?
Eu já quis ser músico e reconheço que esse caminho é agradável. Você esta sempre cercado das pessoas e é sempre considerado boa companhia principalmente para aqueles que vêem no evangelho apenas uma música bonita. Hoje entendo que o que importa pra Deus é ser médico que busca levar as pessoas A CURA DA ALMA e não a do físico (tão valorizado pelo movimento religioso atual).
Eu NECESSITO me apresentar diante de Deus APROVADO, para assim ser USADO como instrumento de exemplo e correção.

Se TODOS aqueles que se dizem cristãos hoje fossem músicos (instrumentos musicais), nós teríamos uma banda maravilhosa, disso não tenho dúvidas. No entanto o mundo seria o mesmo que ele é hoje, com seus conflitos, guerras e discordâncias.
Mas se TODOS aqueles que se dizem cristãos fossem INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS ou FERRAMENTAS DE CONSERTO, seguindo assim o exemplo de Cristo desde sua morte e ressurreição. Dedicando-se a tratar dos doentes DA ALMA; não teríamos depressivos, não teríamos bipolares, não teríamos muitas doenças psicológicas e DE CERTO muitas físicas, até porque estaríamos trabalhando VERDADEIRAMENTE A COMUNHÃO (e não o ajuntamento), aplicando assim o que Cristo ensina em João 17 sobre a PERFEIÇÃO NA UNIDADE.

Que tipo de instrumento você quer ser diante de Deus?
Reflita sobre isso...

Marcus VP Moreira
09:25 - 14 mar 2012

Um comentário:

  1. Olá, Marcus

    Respondendo à sua pergunta acerca do método Doman:
    Na verdade, existe mais uma idade proposta: quanto mais nova a criança, mais dificuldade terá nas últimas etapas (sentenças, livros). Assim, por exemplo, com um bebê de até um ano trabalhamos somente palavras e pares de palavras. Passada esta fase, avançamos para cada nível, conforme o progresso e facilidade da criança.

    Abraços e que Deus lhe abençoe também.

    ResponderExcluir