A imposição religiosa


(Lucas 11:46) - E ele lhe disse: Ai de vós também, doutores da lei, QUE CARREGAIS OS HOMENS COM CARGAS DIFÍCEIS DE TRANSPORTAR, (...).

A medicina cria pessoas doentes, a matemática, pessoas tristes, e A TEOLOGIA, PECADORES.

- Martinho Lutero

Teologia (do grego θεóς, trasnl theos = "divindade" + λóγος, logos = "palavra", por extensão, "estudo"), no sentido literal, é o estudo sobre deuses. Porém partindo do princípio da definição hegeliana do termo "Teologia", a teologia é o estudo das manifestações sociais de grupos em relação às divindades. Como toda área do conhecimento, possui então objetos de estudo definidos. Como não é possível estudar Deus diretamente, como sugere o termo literalmente observado, a definição de Hegel que, somente se pode estudar aquilo que se pode observar se torna pertinente e atual, conforme as representações sociais nas mais variadas culturas. TEOLOGIA então poderia ser assimilada como o ESTUDO DA PALAVRA.

Inicialmente poderíamos entender ser este então o estudo da palavra de Deus, o qual muitos buscam por meio dos SEMINÁRIOS, tantos existentes pelo mundo.

Temos os seminários católicos, batistas, metodistas e uma centena de outros tantos por ai que prometem tornar o homem ("chamado") em um pastor oficialmente registrado, diplomado e capacitado.

Cada qual com suas regras, doutrinas e condições diferentes.

Porém em se tratando de capacitar, fica a pergunta... Capacitar em quê, exatamente?

Fariseu (do hebraico פרושים) é o nome dado a um grupo de judeus devotos à Torá, surgidos no século II a.C.. Opositores dos saduceus, criam uma Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga. Com a destruição de Jerusalém em 70 d.C. e a queda do poder dos saduceus, cresceu sua influência dentro da comunidade judaica e se tornaram os precursores do judaísmo rabínico. A palavra Fariseu tem o significado de "separados", " a verdadeira comunidade de Israel", "santos".

Sua oposição ferrenha ao Cristianismo rendeu-lhes através dos tempos uma figura de fanáticos e hipócritas que apenas manipulam as leis para seu interesse. Esse comportamento deu origem à ofensa "fariseu", comumente dado às pessoas dentro e fora do Cristianismo, que são julgados como religiosos aparentes.

Quando refleti sobre esta questão chamou-me atenção a seguinte frase "Sua oposição ferrenha ao Cristianismo".

Tecnicamente, os Fariseus representavam a elite religiosa defensora da LEI entre o Povo de Israel. Devido a isso já é interessante observar um contraponto na questão haja vista que a história do povo de Israel é a base do Cristianismo. Ocorre que os líderes religiosos (fariseus) eram contrários ao movimento iniciado pelos ensinamentos de Cristo.

Interessante não é?

Na verdade nada muito diferente dos dias atuais.

Sinagoga (do grego συναγωγή, propriamente “JUNTANÇA”; composto de σύν “com, junto” eγω “conduzir”) é o local de culto da religião judaica. Em língua hebraica a sinagoga recebe o nome de בית כנסת, transliterado para beit knésset e traduzido para "CASA DE ASSEMBLEIA". Também é chamada בית תפילה, beit tefila, ou seja, "CASA DE ORAÇÃO".

Ainda que os defensores da instituição se arrepiem diante desta minha afirmação. Jesus não instituiu a igreja (prédio) e sim a igreja CONSCIENTE no coração do homem. A igreja prédio é uma tremenda necessidade humana.
Necessidade de poucos em CRIAR CONTROLE.
Necessidade de muitos de TROCAR COM DEUS.
Na verdade um acordo psicologicamente proveitoso para ambas as partes, haja vista de que uma obtém lucros financeiros com baixos investimento e a outra acredita estar CORRETA diante de Deus por seguir a risca ritos e doutrinas impostas pela igreja moderna.

O problema é que a igreja instituida no coração não traz lucro para aqueles que a divulgam, ela somente gera lucro CONSCIENTE naqueles que a assimilam.
Por não trazer lucro aos interessados, fica a pergunta: Porque divulgá-la?
Vamos massacrá-la e mascará-la com REGRAS, DOUTRINAS. Lançando pesados FARDOS DE PECADOS sobre as pessoas, gerando assim a NECESSIDADE de que os tais venham as IGREJAS (prédios) para REMIR SEUS PECADOS e assim, lançarem suas ofertas e seus DÍZIMOS nos cofres da instituição SINAGOGA moderna.

Jesus morreu e seu sangue lavou nossos pecados. Porém segundo a igreja isso não basta. Temos que nos batizar, participar da ceia, ir a igreja RELIGIOSAMENTE e sermos dizimistas.
Podemos então entender que ele com seu sacrifício lavou nossos pecados MASSSSSSSS ainda temos que fazer isso ou aquilo para dar uma GARANTIDA na questão.

Será que é realmente isso?

Na verdade, religiosamente o sacrifício de Jesus Cristo não foi suficiente e assim como muitos vivem até hoje agarrados aos ritos da lei ignorando a morte de Cristo. A igreja moderna (sinagoga) vive naquilo que chamo de "mixto quente" religioso, vivendo um bocado da lei e um bocado da graça, conforme a sua conveniência.

Pesquise Cristão, estude e busque orientação de Deus por meio de oração. Pare de viver um devaneio religioso e de tratar o Espírito de Deus como um amiguinho mágico e invisível que esta sempre ao seu lado realizando suas vontades.

Aprender exige tempo, dedicação, esforço e boa vontade... Assimilar o aprendizado alheio sem reflexão é perda de tempo, preguiça e comodismo.

Fique atento Cristão
Marcus Vinicius P Moreira
08:30 - 03/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário