O que é PECADO?


Segundo o dicionário da língua Portuguesa:
s.m. Religião, TRANSGRESSÃO DA LEI DE DEUS ou DOS MANDAMENTOS DA IGREJA.

No tocante a “lei de Deus”, antes de Cristo reconhecemos (conforme a Bíblia e de forma curiosa) que PECADO tratava-se basicamente de não se cumprir a LEI que havia sido dada ao povo por Moisés (Deuteronômio 4:44) (João 1:17), entretanto, no melhor estilo “façam o que eu mando mas não façam o que eu faço”, por mais que a LEI (incentivada pela regra dos DEZ MANDAMENTOS) determinasse NÃO MATARÁS (Êxodo 20:13), observamos que no tempo do Antigo Testamento o povo hebreu MATAVA e dizimava nações inteiras, tudo é claro, sempre de acordo com a “vontade de Deus”.
Mas isso é assunto para outro tópico... Voltemos à questão do PECADO.
Então temos no AT 613 PRECEITOS que REGRAVAM o comportamento do homem e podemos afirmar que de forma LITERAL, tudo que não se enquadrava nestes preceitos era tido como PECADO.
Vamos a um exemplo interessante:
Fumar cigarros poderia ser considerado um pecado?
Podemos HOJE afirmar que SIM, uma vez que no cigarro existem somente elementos tóxicos ao organismo e que ENTENDAMOS que o corpo é templo do Espírito de Deus (João 14:17) (I Coríntios 3:16) (I Coríntios 6:19) (Hebreus 3:6), e como tal, não deve ser contaminado por tais elementos. No entanto, os Judeus Ortodoxos (atuais) fumam, já que NÃO EXISTE NA TORÁ (Lei) nenhuma restrição para tal.
Outro exemplo:
Consumir bebida alcoólica poderia ser considerado pecado?
Podemos afirmar que NÃO, uma vez que o álcool comestível (em pequenas quantidades) é capaz até de trazer benefícios à saúde.
Não é mito. Existem bebidas alcoólicas que fazem bem ao coração, como é o caso do vinho tinto. Diversas pesquisas já comprovaram isso. Uma delas, feita pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, mostrou que o polifenol resveratrol, substância encontrada nas cascas e sementes de uvas, é capaz de frear mudanças no funcionamento do coração que acontecem com a idade. Segundo a nutricionista Viviane Chaer Borges, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, o vinho contém mais de 200 tipos de polifenóis, que exercem função altamente antioxidante. "O álcool funciona como um solvente extrator dessas substâncias".
E a famosa cerveja? Um estudo com 16 homens de 20 a 30 anos, que praticavam esporte, mostrou que o grupo que se hidratou com 660 mililitros de cerveja (equivalente a uma garrafa) após a atividade física não apresentou nenhum tipo de problema para repor líquidos em comparação àquele que bebeu água. E mais: a bebida conta com flavonóides, agentes que combatem os radicais livres e o ácido fólico, que previne o aparecimento de tumores e anemia. A questão é: Como o álcool dificulta a absorção dos elementos, CONVÉM NÃO EXAGERAR.
Aliás, EXAGERO é a palavra que nos leva ao conceito PECADO.
Cristo bebeu vinho (Lucas 7:33-34). E apesar do fato de que alguns “religiosos” tentam pregar que o vinho consumido naquela época era “suco de uva”, tal afirmação beira o ridículo, uma vez que existem afirmações bíblicas de que o vinho “embriagava” (Efésios 5:18).
Seria possível se embriagar com suco de uva?
Cientificamente falando, também sabemos que muitos elementos naturais postos em fermentação (uva, levedo, cana de açúcar, arroz e etc.) geram álcool, que por si somente é reconhecido como substância orgânica.
O excesso ou exagero em muitas áreas da vida nos levam a prática do erro e consequentemente a “pecar”.
Pais que EXAGERAM no amor aos filhos, normalmente esquecem um do outro e por fim esta errônea supervalorização dos filhos termina até por findar a relação. Amam mais os filhos que seus cônjuges e assim também mais do que a Deus, então pecam.
Casais que são tão apaixonados uns pelos outros que se esquecem de Deus, então pecam.
Uns exageram no valor aos bens, as suas posses, em seus “motivos de orgulho”, são exageradamente apegados ao materialismo, então pecam.
O EXAGERO é o pai de todos os problemas, e o EXAGERO dos interesses humanos nos afastam de Deus e consequentemente nos encaminham ao pecado.
CAMINHO.
O verbo (a palavra) se fez carne (Cristo) e nos ensina um CAMINHO de busca à perfeição, que uma vez seguido nos leva a salvação da alma. Ensinamentos básicos (ainda que complexos) que uma vez compreendidos e praticados (santidade), nos afastam do PECADO e nos aproximam de Deus. Tais ensinamentos podem ser encontrados e resumidos nos seguintes textos: (Mateus 5:39 e 44) (Mateus 25:42-45) (Marcos 8:34) (Marcos 9:35) (Lucas 10:27).
Em Tiago achamos uma tipificação bem simplificada do assunto:
(Tiago 4:17) -  aquele, pois, QUE SABE FAZER O BEM e não o faz, COMETE PECADO.
Como seres humanos, a perda da inocência (infantil) nos remete a conhecer o bem e o mal. Quando SABEMOS FAZER O BEM e não o fazemos, na prática... PECAMOS.
Erramos (e pecamos) diante de Deus quando sabemos e não praticamos o bem, quando somos omissos, quando nos calamos, quando não produzimos frutos dignos, quando somos coniventes e apenas nos adaptamos ao mundo, quando não ajudamos os que necessitam conforme nossa possibilidade, quando cruzamos nossos braços e apenas nos sentamos confortavelmente em nossas cadeiras sem ter nenhum tipo de atitude ou verdadeiro testemunho. 
Pecado de morte?
(Hebreus 10:26) -  Porque, SE PECARMOS VOLUNTARIAMENTE, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, JÁ NÃO RESTA MAIS SACRIFÍCIO PELOS PECADOS.
Reconheço ser o PECADO VOLUNTÁRIO, pois uma vez que o cometemos, anulamos o sacrifício de Cristo em nossas vidas.

O texto citado pela igreja Willian Greco é uma complementação a outro que gosto muito:
(Romanos 14:22) - Tens tu fé? TEM-NA EM TI MESMO DIANTE DE DEUS. BEM-AVENTURADO AQUELE QUE NÃO SE CONDENA A SI MESMO NAQUILO QUE APROVA. (Romanos 14:23) - Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.

Aja em concordância com os ensinamentos de Cristo e ainda que sejamos pecadores por natureza (involuntários) a VOLUNTARIEDADE em pecar não terá mais espaço em nossas vidas.

Reiterando...
(Tiago 4:17) -  aquele, pois, QUE SABE FAZER O BEM e não o faz, COMETE PECADO.

Reflita sobre tudo isso.

Marcus VP Moreira
18:15 - 29 jul 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário