Quem é o PASTOR?



Certa pergunta lançada no DEBATE BÍBLICO via FACEBOOK (http://www.facebook.com/projetovideira) em 27/05/2012 as 14:10, levantou outro debate (digamos assim) entre o amado irmão Willian Greco (de São Paulo) e um pastor da denominação conhecida por Igreja Quadrangular, que como de costume acabou por tratar de algo comum hoje no meio religioso; na CONFUSÃO que existe entre o VERDADEIRO EVANGELHO PREGADO POR CRISTO e o NECESSÁRIO EVANGELHO PREGADO PELOS HOMENS, que tão efusivamente é proclamado pela boca dos que hoje intitulam a si mesmos “líderes”, “pastores”, “apóstolos” e etc., e que curiosamente é encontrado na própria Bíblia.

Apesar da pergunta ser destinada a uma direção (a afirmação religiosa de que o texto em João 10:10 diz respeito a satanás) ela também levanta outra questão na qual (assim o irmão eu também defendo) é proposta por Cristo uma IGUALDADE ENTRE TODOS, sem HIERARQUIAS; enquanto que ao homem tal hierarquia (no meio religioso) é por demais necessária e defendida a “unhas e dentes”.

Em primeira instância nosso amigo pastor fez uso do texto contido em Efésios 4:11 no qual (segundo Paulo) Cristo “deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores”. Como escrevi anteriormente, na própria Bíblia encontramos questões que mesmo escritas por homens “de Deus” muitas vezes contradizem (de forma curiosa) todo ensinamento de Cristo.

Vamos analisar a questão HIERÁRQUICA partindo de um ângulo externo e depois retornar a Bíblia.

“Na escola de Cristo NÃO HÁ reis, políticos, intelectuais, iletrados, moralistas e imorais. TODOS são apenas o que sempre foram, ou seja, SERES HUMANOS. NINGUÉM esta um milímetro acima ou abaixo de ninguém. TODOS possuem uma relação fraternal de IGUALDADE. Suas biografias evidenciam de forma clara que Jesus CRITICAVA CONTUNDENTEMENTE QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO. Em seu projeto TODOS POSSUEM A MESMA DIGNIDADE, NÃO HÁ HIERARQUIA.” Augusto Cury (ANÁLISE DA INTELIGÊNCIA DE CRISTO - O Mestre dos Mestres Vol 1 – Pag 106) - O Sr. Augusto Cury é (para quem não conhece), psiquiatra, psicoterapeuta, escritor e cientista brasileiro, além de ser o diretor da Academia da Inteligência no Brasil.

Já seria curioso SOMENTE POR ISSO, verificar que um elemento EXTERNO ao sistema religioso atual consiga ver CLARAMENTE que Cristo sempre promulgou a UNIDADE e a IGUALDADE entre todos. DEIXANDO SEMPRE CLARO que havia apenas UM MESTRE E UM SENHOR, a saber, ele mesmo e Deus. Tais “ensinamentos escritos” são PRINCIPALMENTE visíveis nos textos:
(Mateus 12:46-50) – (Mateus 23:1-11) – (João 17:21-23) – (Apocalipse 1:5-6)
LEMBRANDO o início do texto em apocalipse que diz:
(Apocalipse 1:1) - REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; E PELO SEU ANJO AS ENVIOU, E AS NOTIFICOU A JOÃO seu servo;
Esclarecendo que foram revelações DE CRISTO que foram NOTIFICADAS A JOÃO, e não basicamente (como muito religiosos apregoam) REVELAÇÕES feitas a João. Existe uma distinção e qualquer pessoa culta sabe entender esta diferença.
Então com base nos textos extraídos dos EVANGELHOS (e é importante frisar isso) somados ao texto em Apocalipse, identificamos com Cristo propõe uma condição de IGUALDADE entre TODOS OS SERES HUMANOS, quando vindo por meio dele o fim do sacerdócio Levítico (Hebreus 7:11) TODOS ENTÃO TORNAM-SE SACERDOTES DIANTE DE DEUS (Apocalipse 1:6) estabelecendo-se como SUMO SACERDOTE o próprio Jesus Cristo (Hebreus 9:11).

É claro que por muitos esta condição não foi aceita, o que é evidenciado até mesmo no texto em Efésios 4:11. Importante lembrar que Paulo (antes Saulo) era membro do partido ZELOTE cujos componentes eram conhecidos por seu “extremo” ZELO e Lei Mosaica. Não é de se admirar que assim sendo, mesmo em uma NOVA compreensão das coisas por meio de Cristo, Paulo tenha mantido certos “hábitos”, como a ADMIRAÇÃO pelo contexto HIERÁRQUICO administrativo.
Então Paulo errou? Certamente argumentarão os religiosos.
Não, diria eu.
Mas manifestou SEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO basicamente atribuindo-o a uma ordem como vinda de Cristo (assim como muitos fazem até os dias de hoje), pois sejamos francos... Porque haveria Cristo de ensinar tanto sobre IGUALDADE e logo adiante DIZER A PAULO que era necessário estabelecer CARGOS ou FUNÇÕES na missão do evangelho?
Há uma enorme FALTA DE LÓGICA em tal comportamento. 

No tocante ao “templo” também temos os seguintes ensinamentos oriundos de textos contidos na Bíblia (como a conhecemos):
(Mateus 12:5-6 / 18:20 / 24:1) – (Marcos 14:58) – (João 14:17) – (Atos 7:48 / 14:24) – (I Coríntios 3:16 / 6:19) – (II Coríntios 3:3) – (Hebreus 3:6).
EM TODOS ESTES TEXTOS nos é dado o ensino CLARO que em Cristo ocorre o fim do TEMPLO PEDRA e inicia-se o templo vivo, habitação do Espírito que se manifesta por meio da nossa prática dos ensinamentos de Cristo, condição EVINDENCIADA DE FORMA CLARA em
(Hebreus 3:6) - Mas Cristo, como Filho, SOBRE A SUA PRÓPRIA CASA; A QUAL CASA SOMOS NÓS (...)
Onde nos é apresentada a igreja viva e verdadeira que DEVE existir em cada um de nós.
Devo fazer também uma pequena ressalva na colocação do pastor sobre a alegação de que: “(...) o Espírito santo foi derramado DENTRO DO TEMPLO no dia de pentecostes?” (acesse o FACEBOOK nos adicione e participe do nosso grupo de debate) ACREDITANDO que tal frase foi feita sobre uma suposição, HAJA VISTA, que na Bíblia (tradução de João Ferreira de Almeida) o texto em si diz o seguinte:
(Atos 2:1) - E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, ESTAVAM TODOS CONCORDEMENTE NO MESMO LUGAR; (Atos 2:2) - E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu TODA A CASA em que estavam assentados.
TODOS NO MESMO LUGAR e o lugar tratava-se simplesmente de uma CASA, o que até entra em concordância com um dos ensinamentos de Cristo:
(Mateus 18:20) - Porque, ONDE ESTIVEREM DOIS OU TRÊS REUNIDOS EM MEU NOME, AÍ ESTOU EU NO MEIO DELES.
Na minha casa, na varanda, na praça, no pátio da escola na hora do intervalo, no local do trabalho em pequenos momentos em que surjam as oportunidades, na fila do banco, no ônibus... AONDE EXISTIR UMA OPORTUNIDADE que seja usada para se pregar a palavra e os ensinamentos de Cristo, ali ele estará. O IDE nos propõe aproveitar as OPORTUNIDADES que possam surgir para pregar o evangelho e testemunhar Cristo em nossas vidas, porém NÃO HÁ NO NOVO TESTAMENTE NENHUMA ALEGAÇÃO POR MENOR QUE SEJA QUE ME ESTIMULE A CONSTRUIR IGREJAS. CONGREGAR é unir um grupo para assim praticar a COMUNHÃO que significa UNIÃO NA MESMA FÉ. CONGREGAR SEM OBJETIVO É AJUNTAMENTO e ajuntamento não edifica. E tem igreja instituída por ai que mais parece clube social do que qualquer outra coisa.

MEU pastor é Cristo, MEU braseiro é Cristo, MEU mestre é Cristo, EU SOU A IGREJA e como tal busco vivê-la onde eu estiver presente.
CONGREGO a todo o momento, seja com um, dois, três ou quantos tantos estiveram DISPOSTOS a ouvir aquilo que tenho a dizer, pois ao falar falo de Cristo e sei que ali ele se faz presente.
NÃO necessito de rótulos denominacionais, NÃO necessito de ritos, dogmas, tradições, correntes, campanhas e etc. pois sou liberto em Cristo.
Busco ter COMPORTAMENTO, dar testemunho, ser vigilante, praticar, estudar e DAR DE GRAÇA TUDO AQUILO QUE RECEBI DE GRAÇA, não transformando meu conhecimento em um MEIO de obter vantagens financeiras, pois creio através dos ensinamentos de Cristo que o valor pelo meu trabalho e dedicação já foi pago por Cristo em seu sacrifico feito por amor a minha vida.
Tenho os EVANGELHOS por base e tudo aquilo que CONTRADIZ o que me é ensinado por Cristo, seja ANTES ou DEPOIS dele, é algo que me desperta a desconfiança e o estudo. Eu vivo o evangelho de Cristo e não o evangelho dos homens.

Termino com uma interessante citação que me levou a muita reflexão, acrescida de dois ensinamentos de Cristo:
“NO INÍCIO, A IGREJA ERA UM GRUPO DE HOMENS CENTRADOS NO CRISTO VIVO. Então, a igreja chegou à Grécia e tornou-se uma filosofia. Depois, CHEGOU A ROMA E TORNOU-SE UMA INSTITUIÇÃO. Em seguida, à Europa e tornou-se uma cultura. E, FINALMENTE, CHEGOU À AMÉRICA, E TORNOU-SE UM NEGÓCIO.” (Pastor americano Richard C. Halverson (1916-1995))

(Mateus 23:11) - O maior dentre vós será vosso servo. (Mateus 23:12) - E O QUE A SI MESMO SE EXALTAR SERÁ HUMILHADO; E O QUE A SI MESMO SE HUMILHAR SERÁ EXALTADO.

(Lucas 16:15) -  E disse-lhes: VÓS SOIS OS QUE VOS JUSTIFICAIS A VÓS MESMOS DIANTE DOS HOMENS, mas Deus conhece os vossos corações, porque O QUE ENTRE OS HOMENS É ELEVADO, PERANTE DEUS É ABOMINAÇÃO.
-
“VÓS SOIS OS QUE VOS JUSTIFICAIS A VÓS MESMOS DIANTE DOS HOMENS”...

Reflita sobre isso!

Marcus VP Moreira
19:30 - 27/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário