A Benção do CONHECIMENTO...

Alguma vez na sua vida você ouviu falar de um homem conhecido na história por Capitão Willian Lynch (1742-1820)?

Esta pessoa é tida (historicamente) como patrono do termo LINCHAMENTO. Aquele em que a multidão torna-se juiz e carrasco de determinado indivíduo, julgando seu ato e executando sua punição (normalmente a morte) de imediato.

Segundo relatos; o Sr. Lynch era convidado por grandes fazendeiros, especificamente para tratar dos negros escravos excessivamente rebeldes. Ele os amarrava com os braços abertos presos a uma (ou duas) árvores e amarrava também seus pés em dois cavalos, que eram chicoteados avidamente, de forma a irem abrindo as pernas do escravo, ao ponto de finalmente (e literalmente) "rasgarem" o ser humano. E isso tudo feito na frente de todos os outros escravos. Naquilo que eles tinham como uma inteligente forma de manter todos "sob controle". CORPO FORTE sobre uma mente aprisionada pelo medo.

Sabemos que historicamente a aplicação de tal "justiça" não é novidade. No antigo testamento o APEDREJAMENTO era uma prática habitual entre o povo judeu para aqueles que "transgrediam a Lei". Mas não citamos o Sr. Lynch para falar da prática e sim da expressão LINCHAMENTO.

E o que isso tem a ver comigo ou com você?

O que isso tem a ver com a palavra de Deus ou com os ensinamentos de Cristo?

Na verdade isso tem muito a ver com CONHECIMENTO. Tenho hoje 39 anos de idade, conheço esta palavra desde criança, mas nunca soube sua origem literal. O porquê dela. Então a poucos dias assistindo a um filme que tratava essencialmente da questão do preconceito racial, simplesmente ouvi uma breve citação a este nome. Isso chamou a minha atenção e numa busca posterior aprendi muito sobre o Sr. Lynch.

Fiquei fascinado.

Não com a atitude do Sr. Lynch, mas com a capacidade de aprender algo aos 39 anos de idade. Saber algo que não sabia e o mais interessante fruto de uma expressão que conheci por toda a vida.

Comecei a imaginar o quanto não sabemos de nada, ainda que pensemos em momentos da vida, que não há mais nada a saber ou a aprender.

Você sabia que entre todos os planetas do nosso sistema solar, a terra é o único que possui uma inclinação sobre seu próprio eixo, que é isso que permite a ocorrência de um termo que conhecemos por ROTAÇÃO, e que sem isso simplesmente não haveria dias e noites, não existindo assim a menor possibilidade de vida na terra?

Você sabia disso?

Você tem conhecimento de que o percentual de sal nos oceanos equivale ao percentual de sal no sangue que corre em nossas veias, e que o desequilíbrio da quantidade de sal nos oceanos, afetaria toda a vida no planeta, tanto quanto o desequilíbrio do sal em seu organismo afetaria a sua vida?

Você tem CONHECIMENTO disso?

Talvez não. E talvez muitas outras coisas nem sequer lhe interessem, pois você não precisa saber delas afinal... Você já sabe de tudo que precisa saber.

Hoje quando converso com pessoas do meio "religioso", por vezes cito questões que aprendi na palavra de Deus, que influem diretamente e de forma muito importante em nossas vidas e fico surpreso ao constatar que 97% destas pessoas, no geral, olham para mim espantadas e dizem: "- Eu não sabia disso!"

Mas essa surpresa não chega a causar um espanto aterrador, pois CURIOSAMENTE tudo isso esta previsto na palavra. O extremo DESINTERESSE que as pessoas têm por APRENDER vai gerando um infinito COMPORTAMENTO OCIOSO E ESTÉRIL por parte PRINCIPALMENTE destes que se afirmam "filhos de Deus".

Filhos que não conhecem a seu Pai ou não buscam entender claramente a sua vontade.

A vida é um algo que me foi dado por Deus. E fico constantemente impressionado com tudo que ela me ensina.

Percebo HOJE aos 39 anos que se houvessem outrora pessoas a minha volta que SOUBESSEM ou tivessem real CONHECIMENTO do sentido dos ensinamentos de Cristo, é possível que eu não tivesse passado por muitas das coisas pelas quais passei durante estes anos. Não me queixo (agora) do que passei, pois acredito e entendo que tudo foi necessário para me trazer exatamente ao momento que estou. A pessoa que sou hoje.

Dos 17 aos 20 anos (aproximadamente) eu era membro ativo de uma igreja na cidade que residia. Cantava no ministério de louvor e na Banda Musical da igreja. Freqüentava a casa do pastor e inclusive viajava com ele em muitas ocasiões. Estava presente quando outro pastor foi convidado a fazer parte da igreja. Tomei CONHECIMENTO quando foi dado a este pastor um dia na semana para que ele realizasse um trabalho. Comecei a VER que nos dias em que este pastor ministrava, a quantidade de pessoas superava os cultos de domingo. Percebi o crescente ciúme se desenvolvendo no coração do pastor "titular", que culminou com uma discussão de ambos em meio ao culto de domingo, quando todas as pessoas foram retiradas da igreja, as portas fechadas para não mais serem abertas. "Pastores" em crise, "ovelhas" dispersas. Alguns se sustentaram e outros se lançaram no mundo. Entre estes estava eu.

HOJE, entendo e APRENDO (com tudo aquilo) que eu não era sustentado pelo amor ou conhecimento de Cristo, mas era sustentado simplesmente pela denominação. Na falta dela, nada mais havia em mim.

Dos 11 aos 36 anos. Vivi com a ausência de pai e mãe (estando ambos vivos). Focava família não na minha pois ela não existia. Então me lançava nos relacionamentos. Namoros que começavam cedo demais. Sem entendimento, sem estrutura, sem fundamento e sem objetivos. Fazia das famílias dos outros a minha. Vivia uma falsa impressão de ser "bem-vindo", buscando na verdade suprir uma necessidade que existia em meu coração. Não entendia e nem sabia disso, apenas executava tais atos como um robô programado para se auto-destruir. Com a idade os namoros sem estrutura tornaram-se casamentos (relacionamentos mais sérios) sem estrutura. Passei por 06 (seis) destes relacionamentos (fora namoros e noivados sem sentido), encerrados em sua maioria por passagens trágicas que causaram mal a mim e a muitas outras pessoas. Passei por depressões profundas e tentativas (idiotas) de provocar a própria morte, vivendo a vida tentando fazer com que os outros tivessem "pena" de mim. Só mais um miserável na vida.

HOJE, entendo e APRENDO que por misericórdia resisti a tudo aquilo. E se não assimilar que TODO SOFRIMENTO passado naqueles anos tem algo a me ensinar, não há fruto que possa ser gerado com tudo que aprendi na escola que foi a vida até então. Que eu não era capaz de amar verdadeiramente a ninguém, pois não sabia amar a mim mesmo e que a vida sem este entendimento não é viver é simplesmente SOBREVIVER.

Porém... Dos 34 aos 39 comecei a buscar um caminho diferente. Este caminho involuntariamente me levou a buscar a Deus. Mas sem acomodação, sem ociosidade, mas com interesse, com amor e sinceridade. Passei por 05 denominações diferentes e não encontrei nelas, o que elas afirmam ser o fundamento da sua "existência"... Jesus Cristo. Via interesse, cobiça, mentiras, fofocas, problemas, disputas. Mas a falta da acomodação desta vez me levou a um caminho diferente.

APRENDI a buscar VERDADEIRAMENTE A DEUS. Entendi e vi que os interesses de cristo estão distantes dos interesses da "igreja moderna". HOJE o mundo pode acabar como o conhecemos, TODAS AS IGREJAS (PRÉDIOS) podem ser destruídas e simplesmente acabarem. Pode não mais existir uma Bíblia para ser lida, mas Jesus esta INSTITUÍDO EM MEU CORAÇÃO. Não mais em um rótulo. Não mais na personificação de uma pessoa (pastor, reverendo, padre, ou seja, lá o título que o tal possuir). Mas SIM e UNICAMENTE nos ENSINAMENTOS DE CRISTO.

Perfeição? É claro que não, sou pecador.

Mas hoje consolidado na palavra não me deleito no pecado e quando ele INVOLUNTARIAMENTE ocorre, sou desperto pelo Espírito e me entrego ao pedir perdão e pela CORREÇÃO, que é tão importante quanto.

Creio que tenho muito ainda a aprender... E quero aprender.

Quando membro de uma igreja ouvia que após a morte passaríamos uma eternidade com Deus. Já me perguntava: "Como as pessoas podem viver uma eternidade com Deus, se muitos hoje se apresentam a ele somente com dia e horários marcados. Vivendo o Cristianismo tão bem dentro das igrejas sem dar nenhum exemplo dele fora delas?"

Para conhecer meu pai eu devo estar com ele diariamente, absorver seus ensinamentos e PRATICÁ-LOS.
Não existe relacionamento com Deus sem prática dos ensinamentos de Cristo, e para praticar os ensinamentos de Cristo é necessário que se busque ENTENDIMENTO CORRETO da sua vontade.

O que você ACHA que sabe ou quanto você sabe?

A VIDA é uma caminhada que só termina com a morte e até ela chegar a muito que se aprender.

NÃO PARE ONDE VOCÊ ESTÁ.

Siga em frente, não é AGORA que você vai parar.

Não se acomode, não se omita, não seja conivente.

(Mateus 24:13) - Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

Para que uma vez no fim, possamos dizer:

(II Timóteo 4:7) - Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

Que Deus lhes abençoe!
Marcus VP Moreira
12:55 - 25 set 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário