A Igreja edificada por Jesus

Edificar é construir. Mesmo hoje muitas daquelas "sumidades" religiosas que existem, deturpam (seja por ingenuidade, interesse ou ignorância mesmo) o construir da igreja de Jesus.
Imagine um Rei todo poderoso que em dado momento se lançasse em meio aos seus súditos de forma a conviver com eles (João 1:14) que lhes ENSINASSE os caminhos da PERFEIÇÃO (João 17:23) e o comportamento para se alcançar a SALVAÇÃO DA ALMA (Marcos 8:34) e que por fim permitisse o sacrifício de sua própria vida humana, de forma a DIVIDIR seu poder com todos seus súditos (Apocalipse 1:5-6). Trocando assim REGRAS por RESPONSABILIDADES CONSCIENTES.
A Igreja viva ensina responsabilidade a INSTITUIÇÃO define regras.
-
(Gálatas 3:24) - De maneira que a lei nos serviu de AIO, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
(Gálatas 3:25) - Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de AIO.
-
Buscando entender o significado da palavra, descobri que AIO significa algo como "EDUCAR (ou CONDUZIR) A CRIANÇA". A Lei anterior a Jesus tinha o objetivo de conduzir o povo COMO UMA CRIANÇA até Cristo, porém vindo ele termina o tempo de infantilidade em nossas vidas, somos SERVOS CONSCIENTES E RESPONSÁVEIS DIANTE DE DEUS feitos assim por meio de Jesus Cristo.
Mas muitos persistem em viver como crianças renegando suas responsabilidades, acostumados ou viciados as regras.
Pegue por exemplo um (entre muitos) casal que esta inserido na igreja INSTITUIÇÃO.
É possível que na igreja ambos estejam sempre juntos, como uma linda e bonita família feliz. Que cantem nos corais e até mesmo preguem a "palavra" nos altares e púlpitos e que vivam ali o mais correto conceito de "comunhão".
Mas longe das quatro paredes santas, estão sempre envoltos em conflitos, discutindo e brigando por todo e qualquer motivo ocasional, sejam filhos, obras domésticas, bens materiais, ciúmes, ausência de afeto, enfim... Tudo que é necessário para corromper a paz é um MOTIVO.
Mas esta tudo bem.
Eles ESTÃO NA IGREJA.
São dizimistas fiéis, certamente são batizados e participam da ceia regularmente.
Será este o comportamento correto?
-
I Timóteo 3:5) - (...) se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?;
-
O que é a IGREJA DE DEUS?
Jesus nasceu com o templo erguido e mostrou aos seus seguidores o conceito a ser aplicado:
(Marcos 14:58) - (...) Eu derrubarei este templo, construído por mãos de homens, e em três dias edificarei outro, não feito por mãos de homens.
Buscou mostrar que aqueles que ESTIVEREM NELE não importa o local formam ali a Igreja de Deus:
(Mateus 18:20) - Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
Mostrou que a igreja seria edificada sobre uma AFIRMAÇÃO:
(Mateus 16:16) - E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Instituiu a cada um daqueles que tem fé nele, se arrependem de seus pecados e o seguem como PEDRAS VIVAS do CORPO da sua igreja, sendo ele mesmo a cabeça.
A igreja viva de Cristo (diferente da instituição igreja humana) não é CENTRALIZADORA e sim MULTIPLICADORA. Cada pedra viva desta igreja sabe sua responsabilidade para com Deus e vive isso em sua casa, no seu trabalho, no banco, na padaria. Aonde quer que ele esteja ELE É REPRESENTANTE DE JESUS CRISTO NA TERRA e não necessita de um RÓTULO DENOMINACIONAL sobre a sua cabeça.
Isso é necessários para aqueles que vivem sob o AIO.
Quantos hoje ESTÃO na igreja muito longe de SEREM a igreja?
IGREJA poderia significar simplesmente a UNIÃO DOS SANTOS. SANTO significa SEPARADO PARA SERVIR. Então concluímos que aonde quer que aqueles que são SEPARADOS PARA SERVIR se UNAM ali então teremos uma igreja.
Não é uma conclusão lógica e racional de simples entendimento?

Segundo o relato em ATOS DOS APÓSTOLOS foi dito aos discípulos que não se ausentassem de Jerusalém mas que aguardassem a "promessa do pai" (Atos 1:4).
Mais adiante ocorre o cumprimento do dia de pentecostes de todos são "batizados" pelo Espírito. Segue o texto em especial para análise:
(Atos 2:2) - E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu TODA A CASA em que estavam assentados.
Um "vento impetuoso" ENCHEU TODA A CASA. Não diz "ENCHEU TODA A IGREJA", diz casa. Mas me responda: Por estarem todos reunidos naquela casa, não seria ela então uma igreja?
O que faz de um LOCAL uma verdadeira igreja?
É o nome estampado na sua porta fazendo alusão a uma denominação ou seu conteúdo (humano) verdadeiramente comprometido com a vontade de Deus contida na Bíblia?

Digamos que um grupo específico de pessoas tenha INSTITUÍDO uma IGREJA no Japão, por exemplo. Vem a tragédia natural, um terremoto seguido de um tsunami. Todos se salvam mas a igreja sucumbe e é destruída.
Acabou então?
É o fim da igreja?
De que igreja estamos falando afinal, da viva instituída por Cristo ou da ORGANIZAÇÃO instituída pelo homem?

Temos INSTRUÇÕES na Bíblia já desde o antigo testamento que nos alertam sobre estas questões que são tão curiosamente ignoradas por estes que enchem as igrejas em troca de benefícios.

(Amós 8:11-12) - Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; NÃO FOME DE PÃO, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. - E irão errantes de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda a parte, buscando a palavra do SENHOR, mas não a acharão.
Tão extremamente presas aos ritos e doutrinas as pessoas não terão intimidade com a palavra de Deus e ela então faltará para muitos.

(Salmos 119:11) - Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
A palavra deve estar contida na IGREJA VIVA que somos EU E VOCÊ e não atribuída a um prédio.
(Atos 17:24) - O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, NÃO HABITA EM TEMPLOS FEITOS POR MÃOS DE HOMENS;
É bíblico, porém são os ensinamentos de Deus suplantados pela necessidade humana.

(II Timóteo 4:7) - Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Em meu coração, no meu testemunho e com minhas atitudes responsáveis conforme os ensinamentos de Jesus Cristo, que me ensina a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo. Que me ensina a perdoar aos que me maltratam e ofendem. Que me ensina a negar o meu próprio EU, mostrando que devo assumir a responsabilidade pelos meus erros cometidos no passado e segui-lo... Por amor e gratidão, não por interesse.

Pare de simplesmente ESTAR NA IGREJA e SEJA A IGREJA, enquanto ainda é tempo.

Marcus VPM
10:27 - 14 jun 2011

2 comentários:

  1. mais aonde você quer chegar, usa a palavra mais discorda dela, pedro em uma das suas carta diz " que nenhuma das escrituras é de interpretação pessoal", então você pensa que é o messias ou o que? olha somente a santa tradição apostólica tem esse poder! queira vc ou não mais é assim! nois não somos nada, o espirito santo é só um filho ele nunca se contradiz queira ou não"

    ResponderExcluir
  2. Basicamente tento mostrar (ou provar) com base na Bíblia que CADA UM DE NÓS É A IGREJA (ou templo se preferir) de Deus por meio de Jesus Cristo. E como isso se aplica a MIM e a VOCÊ, não existe ai uma INTERPRETAÇÃO PESSOAL e sim COLETIVA, que promulga a UNIÃO conforme Cristo nos ensinou e encontra-se muito explícita principalmente no texto contido em João 17. Quanto ao fato de “somente a santa tradição apostólica TER ESTE PODER”; admito saber que a séculos muitos buscam TOMAR AS RÉDEAS DO PODER DE DEUS e assim definir (conforme seus próprios interesses) aquilo que Deus quer ou não e assim APRISIONAR AS PESSOAS POR MEIO DE RITOS E TRADIÇÕES, determinando “em nome de Deus” o que é ou o que não é PECADO. Liberte-se disso em nome de Jesus Cristo irmão e seja aquilo que ele ESPERA que você seja. Um servo fiel, obediente e RESPONSÁVEL. Consciente do seu compromisso para com ele. Busque a VERDADE, conheça a VERDADE e ela te libertará (João 8:32). "O IRRACIONAL RESPEITO À AUTORIDADE É O MAIOR INIMIGO DA VERDADE." (Albert Einstein) – Até os que são SOMENTE INTELIGENTES sabem disso. Marcus VP Moreira

    ResponderExcluir